retomada

Colégio Politécnico e CTISM retomam aulas presenciais

Gustavo Martinez

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Diário)

O Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e o Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM) anunciaram, nesta segunda-feira, o retorno das aulas presenciais. O Politécnico retomou todas as atividades do Ensino Médio nesta terça-feira, enquanto o CTISM terá os cursos técnicos integrados ao ensino médio de volta.

O retorno se dá após o decreto estadual que determinou a obrigatoriedade das aulas presenciais a partir desta semana, ainda que não siga à risca todas a determinações estaduais. Os cursos superiores da UFSM também estão retomando as atividade práticas gradativamente desde o início do semestre letivo.

Hospital Regional começa atendimentos para cirurgias

POLITÉCNICO

O Colégio Politécnico retomou as aulas presenciais do Ensino Médio na terça-feira, com distanciamento mínimo de 1,5m entre as pessoas e uso de máscaras. Assim como no decreto estadual, os alunos que tiverem alguma comorbidade, ou que convivam com pessoas com comorbidades, estão isentas de comparecer. Mas, indo de encontro ao decreto, aqueles que simplesmente preferirem seguir com as atividades domiciliares, também poderão ficar em casa.

A diretora do Politécnico Marta Von Ende explicou a decisão por seguir com as aulas presenciais opcionais.

- Como eles (os alunos) estavam integralmente no sistema remoto, então a gente optou, pra fazer essa retomada, vir num processo gradual. Então, foi nesse sentido que nós deixamos, também, como opcional para os estudantes - explicou a diretora.

Os cursos técnicos e superiores do Politécnico também estão em processo de planejamento da retomada das atividades acadêmicas presenciais, com prioridade para a recuperação das aulas práticas.

Diferente do cenário nas escolas públicas municipais e estaduais, o Politécnico não terá que revezar as turmas presenciais, pelo menos por enquanto.

- O quantitativo de estudantes que optaram por vir no presencial ainda ficou dentro desses tetos (de ocupação das salas), se superasse, a gente teria que trabalhar com esse sistema de revezamentos - explicou Marta.

As família dos estudantes que optarem pelo retorno deverão assinar o "Termo de Responsabilidade para Retorno das Aulas Presenciais em 2021" e entregar ao Departamento de Ensino do Colégio Politécnico da UFSM até o dia 9 de novembro. O termo poderá ser digitalizado ou fotografado e enviado para o e-mail [email protected], ou entregue presencialmente na sala F321 do Colégio Politécnico. Este mesmo endereço de e-mail deverá ser utilizado para entrar em contato no caso de dúvidas.

Marta também afirmou que, caso algum aluno perca o prazo, ainda será aceito a entrega presencialmente durante o dia 10. Mas ela ressaltou que a maioria dos alunos já entregaram o termo e que a tendência é que todos estejam regularizados antes do fim do dia 9.

Gol tem nova data e novo avião para voo de Santa Maria a Guarulhos

style="width: 100%;" data-filename="retriever">
Foto: Arquivo Diário

CTISM

O Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (Ctism) retomou as aulas práticas para os cursos técnicos integrados ao Ensino Médio nesta segunda-feira, com escalonamento e prioridade para as disciplinas que envolvem a realização de atividades práticas. O colégio seguirá, também, medidas de proteção sanitária, como uso de álcool em gel, máscaras e distanciamento entre os estudantes.

O plano de contingência do Ctism foi aprovado na semana retrasada e, então, a direção passou a ter reuniões com alunos e professores, para orientar sobre o retorno.

- Tivemos reuniões com todos os professores e professoras, e também reunião com os alunos, no caso dos cursos técnicos subsequentes ao Ensino Médio e, também, com os alunos do Ensino Médio integrado com o técnico, junto com os pais - explicou o diretor Rafael Adaime Pinto.

Ainda, o diretor também explicou que existem casos de alunos que estão em outras cidades, e até em outros estados, ou que por motivos diversos não conseguirão comparecer às aulas presenciais.

- Aqueles alunos que realmente não têm condições de vir, conforme o decreto, que apresentam alguma comorbidade, apresentem algum atestado, a gente pretende trabalhar ainda em janeiro e fevereiro. Nós temos ainda um período no começo do ano que vem pra poder trabalhar em formas de oficina, em forma de recuperação. Então, aqueles alunos que não puderem retornar nessa semana, a gente está tentando viabilizar ainda que ele tenha essa oportunidade da aula prática em janeiro e fevereiro - afirmou Rafael.

Ele também explica que, nos casos em que mesmo nos próximos meses seja impossível para o aluno retornar, ele poderá seguir pelo formato remoto até o final do ano letivo.

Para os cursos superiores e de pós-graduação do CTISM, o retorno das atividades letivas presenciais ocorrerá após a aprovação do Plano de Retorno de cada curso.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

UFSM divulga programação da 36º Jornada Acadêmica Integrada

Músicos levam show e oficina literária a escolas de Santa Maria Próximo

Músicos levam show e oficina literária a escolas de Santa Maria

Educação