ensino

Colégio Politécnico é a melhor escola do Estado pela nota do Enem

Foto: Germano Rorato/ Agência RBS

O Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria é a melhor instituição de ensino médio do Rio Grande do Sul, conforme o levantamento do jornal Folha de São Paulo, divulgado nesta terça-feira. No Brasil, a escola é a instituição em 84º no ranking. 

O diretor do colégio, Valmir Aita, diz que este é o quinto ano consecutivo que o Politécnico fica como o melhor classificado no Rio Grande do Sul pelas notas do Enem e, apesar de estar feliz, garante que a preocupação do setor pedagógico da escola é de apresentar as melhores condições possíveis para os estudantes. Aita vê este reconhecimento como uma consequência de todo o trabalho realizado pelos professores e gestão do colégio.

- Procuramos ajudar o aluno, dando a ele as ferramentas para o aprendizado e que consigam a aprovação em uma instituição de Ensino Superior. É uma batalha travada em uma parceria entres professores e estudantes ao longo dos anos letivos - avalia Aita.

Inscrições no Sisu começam em janeiro

O reitor da UFSM, Paulo Burmann, lembra que o processo seletivo para ingressar no Politécnico é bastante concorrido e que o ensino na instituição é "diferenciado", pois conta com a estrutura da universidade. Ele diz que os estudantes do colégio já têm parte da vivencia no campus e compreendem melhor o funcionamento da UFSM. Além disso, o reitor destaca que a equipe de trabalho do Politécnico é bastante qualificada e a posição no ranking estadual é prova do esforço, e o reconhecimento, destes profissionais.

Como o Ministério da Educação (MEC) deixou de apresentar os resultados por escola neste ano, a Folha fez o levantamento a partir da base de dados divulgadas pelo MEC dos resultados do Enem 2016. O balanço considerou apenas instituições com pelo menos 61 estudantes no 3º ano, e que tiveram mais de 10 alunos e/ ou mais de 50% desses estudantes realizando a prova do Enem. A média foi calculada com as quatro áreas da prova objetiva, sem contar a redação. 

Das 831 escolas que aparecem com as melhores médias, somente 12% delas são públicas - apenas duas municipais, e o restante federal, técnica ou de aplicação. O colégio Bernoulli, particular, de Belo Horizonte, foi o primeiro colocado na lista. A média alcançada na prova objetiva foi de 730,6 pontos, e 843,46 na redação. 

Após 94 dias de greve, escolas estaduais voltam às aulas

O Politécnico, que faz parte da lista das escolas com as melhores médias, teve 36 alunos que participaram da edição do exame em 2016. A média destes na prova de ciências da natureza foi de 653.37, em ciências humanas de 663.61, em linguagens de 635.41, em matemática de 713.67, totalizando uma média da escola nas provas objetivas de 666.52. Na redação, foi alcançada a média de 822.78

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

UFSM ganha nova rádio com transmissão FM

Próximo

Inscrições no Sisu começam em janeiro

Educação