preparação

Apostilas exclusivas para corretores da redação do Enem são liberadas

18.398

As apostilas de capacitação de uso exclusivo dos corretores de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), elaboradas para a edição de 2019, foram disponibilizadas para os estudantes que farão a prova neste ano, conforme anunciou o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). As informações são da Agência Educa Mais Brasil. 

Em decisão inédita, MEC inclui cursos EAD no Sisu 2020/2

O material detalha os critérios levados em consideração na correção dos textos. O candidato pode baixar seis apostilas, divididas pelos módulos do curso. Além de descrever as situações que levam à nota zero, o conteúdo descreve as cinco competências avaliadas na redação do exame. 

A nota da redação do Enem compõe o resultado final do participante e pode impactar consideravelmente, caso ela seja baixa. Por isso, os candidatos têm de conseguir uma boa pontuação na redação, além da obtida nas questões objetivas. 

Para que as redações sejam corrigidas de forma justa para todos os participantes, os corretores recebem apostilas com orientações que visam garantir que cada avaliador das redações do Enem corrija os textos aplicando os mesmos critérios. 

Esse material, que agora foi disponibilizado para o público, complementa outros materiais de estudo que o Inep já disponibilizava, entre eles a "Redação no Enem - Cartilha do Participante". 

Além disso, os estudantes contam com todas as provas do exame, inclusive as acessíveis, disponíveis para download, juntamente com os respectivos gabaritos. 

Atividades na rede municipal devem retornar, remotamente, na segunda quinzena de junho

Confira, a seguir, arquivos disponibilizados pelo Inep para download:

Guia, Cartilhas e Manuais do Enem

Notas

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Jovens de Faxinal do Soturno criam plataforma gratuita de estudos para o Enem

UFSM manterá atividades remotas pelo menos até fim de junho Próximo

UFSM manterá atividades remotas pelo menos até fim de junho

Educação