possibilidade

Além do Politécnico, CTISM também poderá ter sorteio como forma de ingresso em 2021

18.379

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Charles Guerra (Arquivo Diário)

Um dia após o Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) informar à reportagem do Diário que poderá realizar o processo seletivo de 2021 via sorteio, o diretor do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM), Rafael Adaime, confirmou que a instituição também pode seguir a mesma decisão.

Unipampa tem 685 vagas para duas cidades da região

Segundo ele, as escolas não têm condições de fornecer suporte para todos os candidatos realizarem uma prova digital. Além disso, Adaime ressalta que o sorteio é apenas um critério diferente do que vinha sendo aplicado nos últimos anos, que era o formato classificatório.

- Em tese, o Ensino Básico é um direito de todos. Logo, o sorteio é justo porque, para nós, todos estão aptos a ingressar nas escolas técnicas da UFSM - salienta o diretor.

De acordo com Adaime, a possibilidade do sorteio ainda está sendo discutida entre direção das escolas e a comunidade acadêmica. Há cerca de 20 dias, a proposta foi apresentada no Conselho Diretor da Unidade de Ensino Médio, Técnico e Técnológico. Em breve, deve ser encaminhada para a Comissão Interna de Biossegurança da UFSM e, posteriormente, à Reitoria da instituição

ENTREVISTA
Na tarde desta segunda-feira, o diretor do Politécnico, Valmir Aita, concedeu entrevista ao vivo na página do Diário no Facebook. 

- Nós temos toda a universidade trabalhando remotamente. Não teria sentido nós pensarmos em um processo que movimentaria mais de mil pessoas. Então, ele se torna inviável. Já na prova virtual, não encontramos meios seguros de que realmente seria o candidato que estaria fazendo aquela avaliação - reforçou o diretor, que já havia confirmado a intenção de realizar o sorteio. 

Colégio Tiradentes oferece 110 vagas na região

Ainda que o processo classificatório esteja fora dos planos neste momento, o diretor confirmou que as escolas trabalham com duas frentes: o sorteio ou a prova presencial, sendo que a segunda opção seria escolhida somente em caso de uma visível melhora no cenário da pandemia:

- Se não tivermos condições de fazer o processo presencial, a intenção é, expecionalmente, fazer um sorteio via computador. Logicamente que, se as condições permitirem, será resencial, mas temos que aguardar ainda.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Segunda chamada oral da UFSM aceita envio de documentação até esta quarta

Próximo

Projeto itinerante leva livros a 53 escolas de Santa Maria

Educação