Uma vez por semana, a lhasa Mag vai para o petshop para tomar um banho especial. Aos cuidados de um groomer, uma espécie de esteticista de pets, ela volta para casa perfumada e enfeitada. Além disso, as unhas e os dentes da pet recebem uma higienização caprichada.
A artista plástica e tutora de Mag, Karla Castanho, não abre mão do embelezamento da cadelinha, que tem 3 anos. Ela conta que além do banho, a cada 15 dias, Mag volta ao groomer para hidratar os pelos.
Os groomers costumam se especializar em técnicas de banho, tosa e estética animal. Quanto mais tempo um tosador ou esteticista pet tem de experiência, mais perto ele está de se tornar um groomer.
Tosas dos pets no inverno exigem atenção especial dos tutores
O esteticista da petshop de Santa Maria É Meu Filho Sim, Yuri Machado, explica que a função do groomer vai além da estética. Com 10 anos de experiência, ele afirma que o modo de tratar, o cuidado na higienização e o embelezamento do pet é um conjunto.

– O tutor precisa confiar no profissional. A experiência nos ajuda a garantir que não iremos machucar o animal ou fazer uma tosa errada. Fico feliz com a satisfação dos meus clientes e a segurança que o animal cria é indescritível – diz.
Machado conta que começou a profissão depois que saiu do Exército, mas gosta de lidar com animais desde criança. No início, sabia apenas dar banhos e fazer tosas baixas. Dois anos e meio depois, foi para Santa Catarina, onde trabalhou durante seis meses como esteticista animal. Em 2014, voltou para Santa Maria e, desde então, tem se especializado na profissão.
– Em 2015, representei o Rio Grande do Sul na Batalha Pet Smack, uma competição entre esteticistas pets. Fiquei em quarto lugar, mas, fui convidado a ser o Groomer Destaque do RS. A partir dali, tenho buscado aprender cada vez mais – afirma.
Jornalistas criam empresa especializada em fotos de pets
A groomer da Cia dos Bichos, Débora Falk, sempre teve afinidade com os bichos. Ela lembra que um esteticista ou tosador animal se torna groomer conforme o tempo e a dedicação. Com cinco anos de experiência, ela concorda com Machado de que o banho animal vai além da higiene e estética.
– O cuidado com o manejo, com a coluna e a maneira de limpar ouvidos e nariz deve ser observado Até a secagem conta. Se deixarmos os pets com a pele e dobrinhas úmidas podem desenvolver dermatites. O corte da unha também deve ser feito com cuidado para evitar sangramento – aconselha.

Embelezamento
O aposentado Alexandre Fleig conta que a família adora ver a shitzu Charlotte com os pelos escovados e brilhantes. Semanalmente, a pet visita machado.
– Ele é muito carinhoso com os animais e cuida bem do pelo dela que é longo. Quando a buscamos no petshop, a recebemos escovada, perfumada e enfeitada – conta.
Mag também recebe tratamento especial de Machado. Karla conta que só tosa a pet quando a carinha fica escondida entre os pelos. Considerada um membro da família, Mag tem o seu dia de beleza no groomer, onde recebe muito carinho de Machado, a quem já adotou como um amigo.
Machado lembra que groomer é a palavra em inglês para tosador ou esteticista, mas a denominação diferente ganhou força quando os profissionais se tornaram especialistas em diferentes tipos de cortes.
– Não deixo de me especializar com cursos para raças específicas, onde aperfeiçoo técnicas penteados, hidratação e cauterização dos pelos e esmaltação das unhas.
Condomínios já investem em espaço para convivência de pets em Santa Maria
DICAS PARA EMBELEZAR SEU PET
– Inicie o pré-banho pela limpeza do ouvido e do nariz e corte as unhas do seu pet. Tenha cuidado para não deixar água nos ouvidos e e no nariz do animal
– Seja carinhoso, mas não brinque demais para que o animal o respeite
– Pergunte ao tutor se ele tem alguma área machucada ou problema de coluna que precise de manuseio especial
– Antes da tosa, verifique se há nós ou lesões na pele do animal
– Se o pelo estiver ressecado, ofereça hidratação
– Comece o banho com shampoos adequados (para pelos claros, escuros, oleosos ou secos)
– Com atenção às dobras, seque bem o animal para evitar dermatites
– Capriche no penteado. Faça franjinhas, topetes, colinhas. Para animais com pelos baixos existem várias opções de adesivos
– Enfeite o pet conforme a preferência do dono e bem-estar do animal. Gargantilhas, gravatas e lacinhos podem ser usados se não machucar ou incomodar
Fonte: Débora Falk e Yuri Machado