Conforme informativo conjuntural da Emater regional de Santa Maria, as temperaturas amenas e o tempo seco nos últimos dias têm favorecido o preparo do solo para as culturas de verão para a Safra 2014/2015. Também beneficiou o início do plantio de milho em alguns municípios e o tratamento das árvores frutíferas.
:: Veja outras notícias relacionadas ao campo
Segundo levantamento realizado pela Emater e pelo Instituto Rio-Grandense do Arroz (Irga), a área plantada com arroz deve permanecer estável, com variação inferior a 1%, em relação à safra passada.
Devem ser destinados ao arroz irrigado cerca de 150 mil hectares. Os orizicultores estão preparando o solo e a semeadura deve se iniciar nos próximos dias, ainda em setembro. A comercialização da safra passada está em andamento, com cerca de 70% da safra já vendida.
Já a área de milho para a safra 2014/15, novamente deverá perder espaço para a soja em cerca de 1,5%. Devem ser semeados com milho 55 mil hectares, 10% deles destinados para silagem. Em todo o Estado, a redução da área de milho deve ultrapassar os 5%. Em Nova Palma as primeiras lavouras de milho já foram semeadas.
A área de soja mais uma vez deverá ter acréscimo na região. Nesse ano o aumento de área deverá ficar na ordem de 3,7%, o que superando os 835 mil hectares. Apesar da redução de preço, as expectativas climáticas para a safra vindoura são positivas, o que tem deixado os sojicultores otimistas.
O trigo, que está sendo cultivado em uma área 6,71% maior que na safra passada, encontra-se 70% em emborrachamento e 30% em floração. Na última semana, as condições climáticas não foram favoráveis, causando o aparecimento de doenças e da queda de granizo, que, em Tupanciretã e Cachoeira do Sul, atingiu 1 mil hectares.
Em Agudo, Cacequi, Santiago e São Pedro do Sul, a colheita de morangos está em pleno andamento. Em Cacequi, o solo está sendo preparado para o plantio da melancia. Entre outros produtos hortigranjeiros, como alface e tomate, os produtos têm vindo da Ceasa de Porto Alegre.
"