Na manhã desta segunda-feira, em coletiva de imprensa do Palácio Piratini, o governador do Estado José Ivo Sartori (PMDB) anunciou que, a partir de deste mês, os servidores do Estado que ganham salários mais baixos vão receber primeiro. Isso vale para a folha de pagamento do mês de setembro.
Como o parcelamento de salários está afetando a vida de servidores
Os servidores devem receber seus vencimentos na totalidade, sem parcelamento. Somente depois do pagamento integral ao primeiro grupo de servidores é que os outros vão receber o salário. O governo não informou o limite de pagamento da primeira faixa salarial nem o cronograma das faixas seguintes.
Ainda durante o anúncio, o secretário da Fazenda, Giovani Feltes explicou que ainda não se sabe quantos servidores vão receber antes ou em qual a faixa salarial esses servidores de enquadram. De acordo com Feltes esses números serão conhecidos na quinta-feira e devem variar de acordo com o valor líquido que estará disponível no caixa do Estado.
– Vamos verificar o montante que teremos disponível no último dia útil do mês e verificar aquele que ganham os menores salários de forma líquida e vamos creditar a totalidade do salário deste conjunto de servidores, portanto, não se trata aqui de estabelecer faixas. Elas estão absolutamente afastadas, se trata aqui de estabelecermos o montante que se tem e os grupos que podem ser alcançados com esse montante.
Santa Maria registra 449 casos de evasão escolar em seis meses
O governador disse que a medida não foi adotada anteriormente por questões judiciais e disse que a decisão "é uma questão de justiça social: não se pode tratar igualmente os desiguais". Sartori disse, ainda, que ele, o vice-governador José Cairoli e o secretariado só vão receber após todos os servidores estaduais terem os seus salários quitados.
Veja o anúncio:
*Com informações da assessoria de comunicação do governo do Estado