Pelo menos 30 servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estão em frente à sede de Santa Maria, nesta terça-feira.
A mobilização é nacional e deve refletir nas agências do INSS da região. Não haverá atendimentos em Santa Maria, conforme adianta a delegada do Sindicato dos Trabalhadores Federais da Saúde, Trabalho e Previdência no Rio Grande do Sul (Sindisprev), Sonia Nasinak. Segundo a sindicalista, dos 37 servidores da parte de atendimento, 27 aderiram ao movimento. Os servidores estarão em frente à agência, com faixas e cartazes.
Nós discutimos isso desde novembro do ano passado, mas nossos representantes tentam falar com o governo há um bom tempo. Em assembleia no dia 30 de maio os servidores decidiram pela greve. Na terça-feira, por coincidência, nossos representantes estarão em reunião em Brasília. Mas a greve, por enquanto, é por tempo indeterminado explica Sonia.
A categoria reivindica reajuste salarial de 27%, incorporação de uma gratificação relacionada a produtividade, jornada de trabalho de 30 horas semanais para todos os servidores, aumento do benefício alimentação e realização de um concurso público.
Na região, a expectativa da coordenação do movimento grevista é de que também ficam fechadas as agências de Caçapava do Sul, Júlio de Castilhos e Tupanciretã. Em Cacequi e Santiago, o atendimento deve ser parcial.
As pessoas com agendamentos ou perícias médicas devem ligar, a partir de terça-feira, para saber se serão atendidas. Os telefones são (55) 3302-3200 ou (55) 3302-3221.