Os senadores vão votar nesta terça-feira, em regime de urgência, a regulamentação dos direitos dos empregados domésticos. A pauta é o substitutivo da Câmara dos Deputados ao projeto de lei que teve origem no Senado e define como devem ser aplicados os novos direitos trabalhistas estabelecidos pela chamada PEC das Domésticas, promulgada há dois anos e um mês.
Câmara aprova regulamentação dos direitos das domésticas
Deputados enviam proposta de regulamentação ao Senado
Obrigatoriedade da contribuição ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), jornada de trabalho especial de 12 horas e intervalo reduzido de meia hora estão entre os pontos a serem analisados pelo plenário do Senado.Ainda em julho de 2013, os senadores aprovaram um projeto de lei para regulamentar esses novos direitos. Quando a proposta chegou à Câmara, a tramitação foi mais lenta, e o texto foi modificado. Em março, os deputados federais encaminharam ao Senado um substitutivo, com ampliação dos encargos trabalhistas aos patrões.
Por exemplo: os senadores propuseram que, como o FGTS passaria a ser obrigatório, a contribuição patronal à Previdência Social cairia de 12% para 8%. Mas os deputados preferem manter como está.
O relatório da Comissão de Assuntos Sociais do Senado, que embasará a votação de terça, discorda dessas mudanças, mantendo apenas dois pontos: o prazo de três meses para que o empregador compense com folga as horas extras trabalhadas e a possibilidade de dedução dos encargos sociais no Imposto de Renda.
PEC das Domésticas completa dois anos sem regulamentação
Aumento do salário mínimo regional deve ser pago retroativo a março
Conforme a assessoria da senadora Ana Amélia Lemos (PP/RS), que é a relatora do projeto, nesta terça-feira os senadores poderão votar o texto em partes ou na totalidade. Mesmo que decidam descartar as mudanças da Câmara, o que for decidido no Senado segue para sanção da presidente Dilma Rousseff em até 15 dias úteis.
Palestra para tirar dúvidas
Na última semana, a agência da Previdência Social em Santa Maria promoveu uma palestra sobre os benefícios do INSS ao trabalhador doméstico e os direitos que estão em regulamentação. Patrões e empregados puderam sanar diferentes dúvidas sobre o tema. Confira aqui algumas das principais questões e as respostas dos especialistas.
Em votação
Nesta terça-feira, o plenário do Senado votará o projeto que regulamenta a Emenda à Constituição que amplia os direitos trabalhistas aos empregados domésticos. Será discutido o projeto original do Senado, aprovado ainda em 2013, e o substitutivo da Câmara, aprovado pelos deputados em março. Veja abaixo:
O que diz o substitutivo da Câmara (SCD 5/2015), que vai à votação:
- O empregado doméstico é a pessoa física"