Opinião

Queda de telhado de clube serve de importante alerta: como estão outros prédios e até escolas bem antigas?


A queda de parte do telhado do Clube Caixeiral, por sorte, não provocou uma tragédia, mas serviu de novo alerta. Tanto os bombeiros quanto a prefeitura alegam que, pela lei, não deveriam fiscalizar a estrutura interna do telhado. Ao que parece, esse caso revela uma falha nas legislações, que não exigem vistorias de estruturas como a de telhados. Claro que não é possível vistoriar tudo e prevenir 100% dos acidentes, mas se houvesse pessoas lá dentro e tivesse ocorrido uma tragédia, esse caso ficaria também impune? Ou a responsabilidade recairia somente aos proprietários do prédio?

Uma saída seria a aprovação de uma lei semelhante à existente em Canoas e Porto Alegre, a chamada Lei de Inspeção Predial, que exige, de tempos em tempos, que os donos dos imóveis apresentem laudos técnicos comprovando que as edificações estão em boas condições estruturais, elétricas e hidráulicas. O objetivo é reduzir os riscos de acidentes. Bem que esse tipo de lei poderia ser aprovada no Congresso, para valer para todo o país. E Santa Maria poderia avaliar a possibilidade de adotar esse tipo de legislação, exigindo esse tipo de vistoria ao menos de prédios públicos e privados onde há grande circulação de pessoas.

A propósito: como estão os telhados de outros clubes, de escolas públicas e outros prédios bem antigos de Santa Maria e região?

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Venda de seminovos e usados mostra reação Anterior

Venda de seminovos e usados mostra reação

Queda de telhado de clube serve de importante alerta: como estão outros prédios e até escolas bem antigas? Próximo

Queda de telhado de clube serve de importante alerta: como estão outros prédios e até escolas bem antigas?

Economia