higiene

Projeto do Sindilojas quer o descarte correto de resíduos em Santa Maria

Joyce Noronha

Foto: Deise Fachin (Divulgação)

O Sindicatos dos Lojistas (Sindilojas) de Santa Maria trabalha em um projeto que auxiliará as lojas a descartarem os materiais recicláveis de maneira correta, para garantir o cumprimento da Lei 12.305/2010, referente à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). O "Comércio Consciente" ainda está no papel, de acordo com o Sindilojas, mas deve ser colocado em prática a partir de março.

Todos os lojistas associados ao sindicato poderão participar do projeto desde que atendam os critérios, que ainda serão estabelecidos pelas entidades envolvidas na elaboração do "Comércio Consciente". O lojista terá então o certificado que atesta a devida destinação de seus resíduos.

ANTT publica nova tabela com valores do frete mínimo

O vice-presidente do Sindilojas, Ricardo Diaz, responsável pelo projeto ao lado do diretor adjunto, Roberval Bresolin, diz que a lei 12.305/2010 deverá ser cobrada de maneira mais enérgica a partir deste ano. Ele lembra que é de responsabilidade das próprias empresas dar o destino correto ao resíduo reciclável, ao contrário do que ocorre com os descarte residencial, em que a prefeitura é responsável.

- Nesse sentido, o Sindilojas começa a fomentar o assunto e viabilizar ao empresário o cumprimento dessa responsabilidade, inclusive buscando a redução de custos criando uma coleta seletiva única, em conjunto. A adesão ao projeto vai ser uma iniciativa, porque depois vai ser obrigatório para os empresários cumprirem a legislação - explica Diaz.

PARCERIAS

Segundo o vice-presidente do Sindilojas, a entidade mantém contato com a Universidade Franciscana (UFN) e com a Associação dos Selecionadores de Material Reciclável (Asmar), para serem parceiras do Comércio Consciente. Por enquanto, a prefeitura de Santa Maria e a empresa Quimea, especialista em soluções ambientais, já fecharam parceria com o projeto.

O diretor da Quimea, Marçal Paim da Rocha, conta que a empresa vai auxiliar na parte técnica, com estudo das demandas dos lojistas e de formas que devem ser feitos os descartes de resíduos.

ALTERNATIVA PARA O LIXO SECO

Enquanto o Sindilojas não lança o "Comércio Consciente", indica que os lojistas utilizem o Destine.Me, ferramenta criada no ano passado pela Quimea, que auxilia a encontrar pontos de descarte de resíduos sólidos. 

Para pesquisar pontos de entrega* 

  • Acesse o site
  • Selecione o tipo de resíduo que quer descartar, Estado e a cidade
  • Clique em buscar

*É possível buscar apenas pelo tipo de resíduos, sem selecionar Estado ou cidade

Para sugerir um ponto de entrega 

  • Acesse o site
  • Clique em "Desejo informar o destino de um resíduo"
  • Preencha o formulário

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Alunos da UFSM poderão fazer estágios e pesquisas em fábrica de defesa Anterior

Alunos da UFSM poderão fazer estágios e pesquisas em fábrica de defesa

Trabalho de associação de estudantes liberais em Santa Maria é reconhecido como o melhor do mundo Próximo

Trabalho de associação de estudantes liberais em Santa Maria é reconhecido como o melhor do mundo

Economia