Foto:Gabriel Haesbaert/Diário de Santa Maria
Alunos do curso de Administração da Faculdade Integrada de Santa Maria (Fisma), através do projeto de pesquisa "Tendências de consumo em datas comemorativas", desenvolveram uma consulta de intenções de compras para analisar o comportamento do consumidor no comércio neste final de ano.
Os estudantes foram às ruas de Santa Maria no período entre 31 de outubro de 2017 a 14 de novembro de 2017, em seis bairros diferentes e entrevistaram 566 pessoas sobre suas pretenções de gastos no comércio. A amostra foi baseada em um nível de confiança de 95%, com margem de erro de 5%.
A pesquisa atingiu um público, cujo a renda varia entre 2 e 5 salários, com 65,2% dos participantes nesta margem que responderam à seguinte pergunta:
Qual sua renda?
- De 01 a 02 salários: 39,40%
- De 02 a 05 salários: 25,80%
- Total: 65,20%
De acordo com a revista "Isto é", as projeções de vendas mostram que as festas de fim de ano vão marcar o fim da crise. O setor varejista prevê que o Natal será o melhor desde de 2013. O final de 2017 deve por um fim aos tempos árduos. A pesquisa realizada em Santa Maria, mostra claramente esta tendência, pois de acordo com os entrevistados, 68,37% responderam que sua situação financeira continua igual ou melhor em relação ao ano passado.
Situação financeira em relação ao ano passado?
- Igual: 44,70%
- Melhor: 23,67%
- Total: 68,37%
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De acordo com os dados da Confederação Nacional do Comercio de Bens, Serviços e Turismos, (CNC), as festas de fim de ano devem registrar aumento nas vendas, movimentando mais de R$ 34 bilhões, incidindo um avanço de 4,3% no comércio do varejo. De acordo com as intenções de compras, a pesquisa evidencia uma tendência bastante clara quanto ao aumento de consumo, pois segundo os entrevistados, 21,55%, informaram que irão comprar no mínimo um presente e 55,65% disseram pretendem adquirir dois ou mais presentes, o que perfaz um índice 77,2% de certeza de compra, diferentemente de 2016, onde estes índices somaram 56,83%.
Comprará presente de Natal para quantas pessoas este ano?
- Uma pessoa: 21,55%
- Duas pessoas: 20,49%
- Mais de duas pessoas: 35,16%
- Total: 77,2%
Seguindo a linha de consumo, apresentada acima, a pesquisa indica que 58,15% pretendem gastar de R$ 50 a R$ 200 em suas compras, sendo que efetivamente 57,93% pretendem pagar à vista e em dinheiro, enquanto que 42,07% o farão no prazo e preferencialmente no cartão de crédito.
Qual a forma de pagamento? Sendo a prazo, qual forma pretende utilizar?
- À vista: 57,93%
- A Prazo: 42,07% (sendo 65,57% no Cartão de Crédito)
- Total: 100%
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De acordo com a CNC, o setor que mais deve aumentar o consumo, é o de vestuário com um incremento de 6,7% em relação ao ano anterior. Os dados da pesquisa acadêmica corroboram com esta informação, pois de acordo com os pesquisados, a tendência de compra em vestuários é 46,22%, seguido por brinquedos, 14,19% e Perfumes e Cosméticos 8,70%.
Qual o tipo de presente?
- Vestuário: 46,22%
- Brinquedos: 14,19%
- Perfumes e cosméticos: 8,70%
- Total: 69,11%
Uma das medidas que deve impulsionar o consumo das famílias é a liberação de R$ 15,9 bilhões de contas inativas do PIS/PASEP. Estima-se que o comércio varejista irá embolsar R$ 4 bilhões deste montante. O comércio varejista formal do Centro deve atentar para esta informação pois 48,07% dos entrevistados pretendem adquirir suas compras neste setor, já 23,80% ainda preferem o comércio dos shoppings e o nível dos preços com a diversidade de produtos foi determinante para a escolha.
Qual o tipo de comércio que realizará a compra?
- Comércio formal Centro: 48,07%
- Shoppings: 23,80
- Total: 71,87%
- Determinação por nível de preço: 27,40%
- Diversidade: 23,06%
- Total: 50,46%