O Pátio Rural, evento que visa fomentar e estimular a economia por meio da comercialização dos produtos dos distritos do município, teve, ontem, sua sétima e última edição do ano. O saldo é positivo na avaliação do secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Rodrigo Menna Barreto.
Segundo ele, a iniciativa contabilizou a adesão de 60 expositores, nos setores da agroindústria, artesanato e gastronomia dos distritos de Santa Maria. Agora, o foco é em 2016. Para o próximo ano, as atividades serão retomadas entre março e abril, e o Pátio Rural ocorrerá de dois em dois meses.
Esta última edição foi realizada com recursos da própria prefeitura e do Hotel Fazenda Pampas, antiga Cidade dos Meninos, sede do evento. As seis edições anteriores foram custeadas com recursos do Ministério da Agricultura e do Executivo municipal.
O custo de cada edição girou em torno de R$ 40 mil. Para 2016, o Ministério da Agricultura sinalizou com a liberação de R$ 100 mil para a iniciativa.
Todo os expositores são de Santa Maria e integram o PróAgroindústria, iniciativa da prefeitura que visa fomentar as iniciativas rurais. O secretário vai realizar uma avaliação com produtores e expositores e fazer projeções:
Trata-se de uma porta para alavancar a produção e promover uma mudança na realidade desses expositores.
"