Vendas ainda estão tímidas

Para o Dia das Mães, comércio espera aumento no movimento nos próximos dias

Jaiana Garcial

O Dia das Mães é a segunda data mais importante para o comércio de Santa Maria, só perde para o Natal. Mas os lojistas estão preocupados com o movimento, que até agora não deslanchou. A crise financeira do país e o calor que ainda faz na cidade durante grande parte do dia, de acordo com os comerciantes, são os fatores principais para que as vendas não estejam atingindo as expectativas.

Em uma das maiores lojas de calçados femininos da cidade, as botas de inverno ainda estão apenas enfeitando as vitrines. Em comparação com março e abril, em maio as vendas dobram na loja, mas ainda estão bem abaixo do esperado em relação ao mesmo período do ano passado. A postura do consumidor também tem mudado.

– Antes as pessoas vinham aqui e compravam três modelos de botas diferentes. Hoje, já percebemos que os clientes compram somente o necessário, o que realmente estão precisando – avalia o subgerente da Eny Feminina, Elvonir Piveta.

Mesmo com um cenário econômico e climático desfavorável, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Santa Maria (CDL) é otimista quanto às vendas para a data, especialmente pelo movimento de visitantes da região que devem prestigiar a Feira do Livro no feriadão. Outro indício positivo é o número de contratações de funcionários para o comércio. Depois de fechar os dois primeiros meses do ano no negativo, com 400 vagas fechadas, o número de contratações estabilizou no último mês. Em março, as contratações voltaram a crescer em ritmo acelerado em todos os setores, com a criação de 725 novos postos de trabalho.

– Temos de ser otimistas. O crescimento este ano será modesto, mas haverá. Quem não abrir no domingo perderá dinheiro. Mesmo com as dificuldades, os filhos não deixam de presentear suas mães – afirma o presidente do CDL, Jacques Eskenazi Neto.

Seguindo a onda de positivismo, o gerente da loja Gaiger, Luiz Bruno Guazina, garante que a data é uma das mais importantes e que, mesmo com as dificuldades do país, o movimento já começou e tende a aumentar ao longo da próxima semana.

De acordo com o CDL, cerca de 40 lojas associadas e as de rede, o Santa Maria Shopping e o Elegância Center Shopping estarão abertos domingo, no área central. Os mercados não abrem na sexta e no domingo.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Corte de verbas não deve afetar duplicações das BRs em Santa Maria

Próximo

Novas regras da Caixa devem impactar financiamentos imobiliários em Santa Maria

Economia