Comércio

Os cinco motivos de não estar no Liquida Santa Maria

"

O Liquida Santa Maria 2016 começou ontem com um número muito menor de lojas do que nos últimos anos. Mas isso não quer dizer que não haja descontos em boa parte do comércio.

Por motivos que podem ser resumidos em cinco (veja abaixo), com base no que lojistas contaram à reportagem na última segunda-feira, apenas 37% dos empresários que participaram da promoção no ano passado repetiram a iniciativa em 2016. A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Santa Maria, que organiza a campanha, já busca medidas para se aproximar mais da categoria.

Santa Maria tem cerca de 4 mil lojas, conforme dados do IBGE citados pela CDL. Dessas, 850 são associadas à entidade. Mesmo assim, em 2016, apenas 53 lojistas aderiram ao Liquida Santa Maria. Embora a queda no número de adesões tenha sido brusca de 2015 para este ano, ela não foi isolada. Desde 2012, quando a campanha atingiu o auge, o total de lojas participantes vem caindo ano a ano.

Uma tendência de mercado, que antecipa para janeiro a queima de estoque, pode ser uma das explicações, se for considerado o total do varejo. Lojas de redes começaram suas promoções logo após o Natal.

Observando o movimento, o Liquida foi antecipado em uma semana, mas a CDL preferiu não tirar a promoção do período que marca a transição de estações. Na Capital, por exemplo, a CDL chegou a cogitar a antecipação do Liquida Porto Alegre para janeiro já em 2015, mas a entidade preferiu reduzir o número de dias da campanha e mantê-la no fim de fevereiro.

Uma das causas apontadas pelos lojistas e gerentes consultados pela reportagem para explicar o desempenho da campanha neste ano foi o distanciamento entre CDL e os comerciantes. Esse aspecto é reconhecido pela diretoria da entidade e deve ser pauta de uma convenção marcada para abril.

– Essa aproximação com a comunidade é um desafio. Temos de ouvir mais os lojistas e, por outro lado, informar melhor aquilo que a entidade faz – afirma Ewerton Falk Brasil, presidente da CDL SM.

O “Diário” visitou seis lojas que estavam divulgando algum tipo de promoção sem a identificação do Liquida Santa Maria e questionou os motivos da não adesão:

- Custo de adesão
Em anos em que a CDL sorteou prêmios, a taxa de adesão ao Liquida Santa Maria já foi maior. Neste ano, mesmo sendo R$ 90, há lojas que preferiram não pagar:
“Nunca participamos por causa do custo, que para nós é difícil. Também poderia ter um contato com os lojistas antes da campanha, para que a gente pudesse opinar sobre a data, sobre os custos”, Leiza Fabiana Antunes, proprietária da loja Idius

- Prazo diferente do planejado pela loja
Mesmo que a entidade tenha antecipado em uma semana o começo do Liquida, entrando no mês de jane"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

As 53 lojas que darão desconto no Liquida de Santa Maria

Próximo

Calorão estimula a venda de ventiladores, condicionadores de ar e piscinas

Economia