O Ministério da Fazenda divulgou o edital de seu concurso público com 1.026 vagas de assistente técnico administrativo, com salário de R$ 3.050. O Rio Grande do Sul é o Estado com mais oportunidades, totalizando 155 vagas. Dessas, 10 são para a região. Para Santa Maria, há seis vagas, sendo uma para pessoa com deficiência. Outras quatro cidades da região terão uma vaga em cada: Caçapava do Sul, Cruz Alta, Santiago e São Gabriel.
Para concorrer, é preciso ter Ensino Médio completo. As inscrições vão de 3 a 16 de fevereiro pelo site www.esaf.fazenda.gov.br, onde há o edital com mais detalhes e a lista completa de vagas em todo o Estado. A taxa custa R$ 62. A previsão é que as provas objetivas sejam aplicadas em 27 de abril.
No concurso, haverá 70 questões de língua portuguesa, matemática e raciocínio lógico, informática, atualidades, gestão de pessoas e do atendimento público, ética do servidor na administração pública, administração pública brasileira e regime jurídico dos servidores públicos.
"