Se em 2015 ele não deu muito as caras, neste ano, ele é o principal aliado do setor varejista em Santa Maria. O frio, que se intensificou antes mesmo da chegada do inverno, ajudou o comércio a recuperar as vendas, em especial no mês de junho. Grande parte dos lojistas está otimista, e espera que, para os próximos meses, as datas comemorativas e a chegada das ofertas de inverno ajudem a alavancar os negócios.
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Na última semana, o Diário percorreu o centro de Santa Maria e conversou com 10 gerentes de lojas dos mais variados segmentos – vestuário, calçadista, utilidades domésticas e eletro, que foram escolhidas aleatoriamente. Oito tiveram crescimento nas vendas no mês de junho com relação ao mesmo período do ano passado. De acordo com o gerente da Deltasul da Acampamento, Matheus Sena, no último mês o crescimento chegou a 40% na venda de produtos sazonais, como aquecedores, fogões a lenha, máquinas de lavar e secar roupa.
– Quando temos uma estação bem definida, como foi em junho, com frio na sequência, temos as melhores vendas. No ano passado, ficou bem abaixo do que esperávamos – diz o gerente.
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Situação parecida foi relatada em lojas de vestuário e calçados. Na Donna Calçados, a caixa Simone Soares afirma ter registrado um crescimento de cerca de 5%:
– Sempre temos promoções, variedades de calçados e de preços. Então, tudo isso ajuda. O frio chegou na época certa.No Royal Plaza Shooping, o mês de junho também foi próspero.
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Segundo o administrador Ruy Giffoni, as principais lojas do local registraram um crescimento de 17%. O frio e as promoção alavancaram as vendas.
– Julho também está sendo bom. Estamos com um bom movimento, com atrativos legais que trazem as famílias para o shopping. Para o segundo semestre também estamos otimistas, porque a inflação está dando uma retraída, o desemprego deu uma freada e deve haver uma redução nas taxas de juros – comenta Giffoni.
Baixa procura
Para as lojas que não vendem produtos sazonais, o cenário não é tão otimista. Na Original da Bozano, os lucros caíram cerca de 30% desde o ano passado.
– Não se vende mais presentes caros, só miudezas. A crise pegou todo mundo. Estamos comprando o que sabemos que vamos vender e não a mais, como fazíamos antes – afirma o proprietário Vilnei Scremin.
Promoções e datas comemorativas para estimular os negócios
Para julho e o restante do ano, os lojistas estão otimistas em função, principalmente, das promoções, que já começaram em alguns estabelecimentos, e das datas comemorativas, como o Dia dos Pais, das Crianças e o Natal. Nas Lojas Três Passos, alguns produtos chegam a oferecer até 70% de desconto. Conforme a gerente Rosane Strassburger, a meta é repetir o ano passado, ou aumentar o faturamento em 3% a 5%.
– Estamos oferecendo esses descontos para eliminar os estoques e já começar a trazer produtos novos. Estamos em um período difícil, em que é preciso correr atrás dos clientes. Temos que ser vendedores, e não apenas atendentes – diz Ro"