A Plenária Regional do PT, que ocorreu no último sábado em Santa Maria, tinha inicialmente uma pauta: definir estratégias da sigla aos candidatos da região para a eleição de outubro. Contudo, os acontecimentos da última sexta-feira quando Lula foi o alvo da 24ª fase da Lava-Jato forçaram os petistas a mudar a pauta do encontro, que ocorreu na sede do Legislativo. Mais de 200 militantes da sigla entre prefeitos, vereadores, filiados e simpatizantes alinharam o discurso em defesa do ex-presidente, que agora é alvo da operação que apura desvios da Petrobras.
"Enfiem no c* todo o processo", diz Lula em vídeo feito por deputada
Os trabalhos foram abertos com a reprise do vídeo que trazia o pronunciamento de Lula, ainda na sexta-feira, em que o ex-presidente disparou críticas contra o Ministério Público Federal, Polícia Federal, Judiciário e contra a grande mídia. Por aqui, a cartilha seguiu no mesmo tom: discurso de perseguição e de vitimização de Lula, de luta de classes e de um grande golpe em curso para deslegitimar o governo da presidente Dilma e para desmoralizar o PT.
Lideranças de Santa Maria avaliam momento político do Brasil
Ao fim do vídeo, os petistas bradaram Lula, guerreiro do povo brasileiro. O primeiro a falar foi o deputado estadual e pré-candidato à prefeitura de Santa Maria Valdeci Oliveira, que deu o recado aos militantes:
Em um primeiro momento, veio a nossa indignação. Agora, vamos levantar a cabeça. Eles mexeram com um vespeiro. Não somos corruptos, somos trabalhadores. O golpe não vai acontecer. Não temos direito de ficar na defensiva. Vamos para a ofensiva e mostrar a nossa força. Os setores odiosos são muitos, a imprensa, a mídia, mas eles não vão nos derrotar.
Os dirigentes do PT convocaram os presentes para participarem das atividades que serão realizadas nos próximos dias, no Estado. Entre elas, um ato público previsto para ocorrer no próximo domingo, em Porto Alegre.
Eleições municipais
Em um segundo momento do encontro, os petistas voltaram-se ao pleito de outubro. O coordenador regional do PT, Raul Vilaverde, anunciou o nome de Valdeci como o próximo prefeito de Santa Maria. O deputado, por sua vez, disse aos militantes vamos ganhar, sem dúvida, essa eleição.