A prefeitura de Santa Maria irá abrir uma licitação, em 7 de julho, para a escolha de uma empresa que administre o estacionamento rotativo nas ruas da cidade. A ideia do governo municipal é que após a nova seleção da empresa, o número de vagas administradas pela empresa passe dos atuais 1.044 para 2 mil. A licitação teve de ser cancelada, ainda neste ano, porque o edital não trazia um cronograma para a instalação dos novos parquímetros. Isso fez com que o edital fosse suspenso.
A concorrência é na modalidade de regime de concessão. Com isso, Santa Maria terá, em um primeiro momento, 1.206 vagas de estacionamento rotativo, hoje são 1.044. A meta é chegar, nos próximos anos, a 2 mil. O contrato atual, com a Rek Parking, se encerra no próximo dia 25.
O secretário de Mobilidade Urbana, Miguel Passini, estima que após 12 meses do contrato com a nova empresa a cidade tenha um acréscimo de quase 300 novas vagas. Passados dois anos do novo contrato, a ideia é que se tenha mais 500 vagas.
Contrato emergencial em curso
Passini ainda adianta que como o contrato com a Rek Parking está chegando ao fim, neste mês, a prefeitura já trabalha na elaboração de um contrato emergencial de três meses com o objetivo de manter em funcionamento os equipamentos e o sistema. Segundo Passini, o contrato em caráter emergencial terá validade de, no máximo, três meses.
O secretário explica que os parquímetros atuais serão substituídos e o modo de funcionamento passará por mudança. Atualmente, ao se pagar pelo serviço, a máquina imprime um tíquete que serve como comprovação do pagamento. Com o novo modelo, o usuário poderá registrar o número da placa em que o controle do funcionário da empresa será feito por um cartão eletrônico.