Desenvolvimento

Governo do Estado lança base de dados sobre Arranjos Produtivos Locais

"

A Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI) lançou, na manhã de quinta-feira, o Observatório dos Arranjos Produtivos Locais (APLs). O site, que pode ser acessado clicando aqui, disponibiliza uma base de dados sobre os setores da economia que foram enquadrados nos APLs e recebem investimentos e assessoria para se desenvolver.

O Observatório dos APLs é pioneiro no país e é fruto de uma pareceria com o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudo Socioeconômico (Dieese). Foram utilizadas 25 fontes de informação, 8 temáticas, 195 indicadores e 3.900 planilhas, que fazem um diagnóstico desta atividade industrial gaúcha.

No portal estão disponíveis tabelas e mapas interativos, além de informações dos arranjos produtivos organizados em temáticas. Ao acessar o observatório, o usuário também irá saber sobre a estrutura e evolução produtiva; a governança e informações a respeito das características dos territórios onde os APLs estão localizados.

Poderão ser conferidos aspectos populacionais, famílias e domicílios, educação e conhecimento, mercado de trabalho, infraestrutura, investimentos e indicadores econômicos.

Os APLs são um dos principais programas industriais de nosso Estado, é inovador e serve de referência para o restante do país. A partir de agora tanto nós do Governo, quanto estudiosos e empresários terão dados confiáveis para avaliar a atuação das APLs gaúchas e com isto melhorar o trabalho de todos avalia o diretor-presidente da AGDI, Ivan de Pellegrin.

Os arranjos produtivos locais

O APL caracteriza-se por empreendimentos em determinado território e indivíduos que trabalham em torno de uma atividade produtiva predominante, que compartilham formas de cooperação e algum mecanismo de governança. Pode incluir pequenas, médias e grandes empresas.

Na Região Central, há dois APLs enquadrados pelo projeto do governo, um na área da indústria metal mecânica, o APL Metalcentro, e outro na área de tecnologia da informação e comunicação, o Centrosoftware.

"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Estão abertas as inscrições para seminário internacional em Santa Maria

Próximo

Ganhador da Lotomania já definiu o que fará com o prêmio

Economia