imposto

Faltam 20 dias para o fim do prazo para fazer declaração do IR

Joyce Noronha

Foto: Marcelo Casal Jr. (Divulgação)

Os contribuintes devem ficar atentos, pois a partir de hoje, faltam exatamente 22 dias para apresentar a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2019. O delegado da Receita Federal em Santa Maria, Araquém Brum, conta que a estimativa é que cerca de 65 mil declarações sejam entregues apenas no município. Até as 23h59min de domingo, 21.364 (33% do total) chegaram à Receita, segundo Araquém. 

Ele conta que, pelo período, está semelhante aos anos anteriores. Porém, o delegado da Receita orienta que os contribuintes não deixem para fazer a declaração nos últimos dias:

- Ninguém está livre de ter algum problema. Uma falta de energia, problemas com internet, enfim... Muita coisa pode acontecer. Com mais tempo, mais fácil será para o contribuinte resolver suas questões - sugere Araquem.

O delegado da Receita Federal também dá a dica para que o contribuinte faça o máximo para entregar a declaração dentro do prazo para que não pague multa, que é mínima de R$ 165,74, se não há imposto devido. Caso contrário, a multa é de 1% ao mês sobre esse valor, limitada a 20%.

Além disso, Araquem lembra que depois da declaração entregue, o contribuinte pode fazer correções, caso sejam necessárias.

Receita abre consulta a lote da malha fina do IR

CONSULTA A LOTE
A Receita Federal abriu, ontem, consulta ao lote residual de restituição do Imposto de Renda (IR) Pessoa Física de abril. Ao todo, serão desembolsados R$ 210 milhões para 91,3 mil contribuintes que estavam na malha fina das declarações de 2008 a 2018, mas regularizaram as pendências com o Fisco.

A lista com os nomes está disponível desde as 9h no site da Receita. A consulta também pode ser feita pelo Receitafone, no número 146. A Receita oferece ainda aplicativo para tablets e smartphones, que permite o acompanhamento das restituições.

As restituições terão correção de 6,64%, para o lote de 2018, a 108,76% para o lote de 2008. Em todos os casos, os índices têm como base a taxa Selic (juros básicos da economia) acumulada entre a entrega da declaração até este mês.

O dinheiro será depositado nas contas informadas na declaração no próximo dia 15. O contribuinte que não receber a restituição deverá ir a qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar aos telefones 0800-729-0001 e 0800-729-0088 (telefone especial para deficientes auditivos).

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Casarões demolidos em Santa Maria devem dar lugar à farmácia Anterior

Casarões demolidos em Santa Maria devem dar lugar à farmácia

Agência da UFSM sedia maratona de inovação e tecnologia Próximo

Agência da UFSM sedia maratona de inovação e tecnologia

Economia