Santa Maria

Ex-candidato a prefeito tem igreja fechada e se queixa do Executivo  

Diário Gaúcho

O fechamento da igreja Missão Santa Maria, feita pela prefeitura há 10 dias, revoltou o pastor e ex-candidato a prefeito Jader Maretoli (PRB). Ele reclama da burocracia da prefeitura para obter licenças e suspeita de haver tratamento diferenciado contra ele porque foi candidato.

– Sei de outros casos em que a Procuradoria Jurídica da prefeitura não se movimentou para fechar. Esse tratamento de fiscalização é comum às demais empresas? E todas as escolas públicas, igrejas, postos de saúde e prédios públicos que estão abertos têm PPCI? – questiona Jader.

Conheça o médico carioca que virou santa-mariense de coração e chegou a vereador  

A igreja abriu, em maio de 2016, no prédio onde era o mercado da AABB, perto da Kiss. Jader conta que havia obtido o alvará de prevenção a incêndio emitido via internet, mas em dezembro, o local foi fechado pela prefeitura, que alegou haver divergência entre a área informada no projeto com  a área do prédio.

– Em dezembro, a prefeitura fechou a Missão pela primeira vez dizendo que não tínhamos licenças. Era mentira. Tínhamos o alvará sanitário, o PPCI. Alegaram área divergente, mas quando um consultório médico envia projeto para pedir alvará, ele só informa a área que vai usar, e não a área total do prédio – alega.

O que pensam os políticos de Santa Maria sobre a condenação de Lula

Jader diz que conseguiu liminar da Justiça para reabrir a igreja no início de 2017, mas que a decisão judicial foi suspensa em julho, com novo fechamento. Em fevereiro, ele entrou com novo pedido de PPCI nos bombeiros, que ainda tramita. Isso é necessário para, depois, obter o alvará de funcionamento na prefeitura.

– Onde vamos colocar os 50 dependentes químicos que atendemos e que, muitas vezes, dormem na Missão? – queixa-se.

O QUE DIZ A PREFEITURA
A assessoria da prefeitura alegou que a Procuradoria Jurídica está só cumprindo uma decisão judicial ao fechar a igreja, até porque o prédio não tem PPCI nem alvará. Negou que haja maior rigor com a igreja do ex-candidato, citando até exemplo de um grande empreendimento que foi interditado recentemente. 

"Ele (Jader) recebeu prazo e não foi cumprido. Todos os prédios públicos receberam prazos para adequação e, por isso, estão abertos. Se houver novo pedido de prazo, vamos avaliar se é possível", informou a prefeitura.

O QUE DIZ O CORPO DE BOMBEIROS
Já o Corpo de Bombeiros alega que o projeto de PPCI enviado pela igreja em fevereiro poderia estar aprovado se já viesse completo. Nas primeiras análises, foram pedidos detalhes do tipo de prédio para saber em quais regras de prevenção seria enquadrada a igreja. 

Emendas para a prefeitura em 2017 somam quase R$ 5 milhões

Em 8 de junho, as informações foram entregues pela Missão e, em 12 de julho, os bombeiros apontaram correções para serem feitas no projeto. O fechamento de dezembro ocorreu porque a área informada no projeto era diferente da que seria usada, diz a corporação. 

– Se usariam só 500 m², essa área deveria estar fechada com paredes ou portas corta-fogo, mas não havia isso – diz o comandante dos Bombeiros, major Claudio Ricardo Pereira.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Empresa de Santa Maria expande atividades até Rondônia 

Próximo

Bandeira tarifária nas contas de energia de agosto será vermelha  

Economia