Santa Maria tem vários exemplos de empreendedores locais que fazem sucesso e estão expandido as atividades. Outro caso vem da empresa Drakkar Agricultura de Precisão, criada há quase 11 anos na cidade e que já tem escritórios no Rio Grande do Sul e em outros quatro Estados.
Agora, a empresa abriu escritório em Vilhena (RO), para atender produtores rurais de Rondônia e do Oeste do Mato Grosso. Em março, havia aberto filial em Primavera do Leste (MT), para atender o leste daquele Estado, enquanto em janeiro de 2018, pretende inaugurar o escritório em Nova Mutum (MT).
Divulgado o calendário de pagamento do PIS
Com isso, a Drakkar passa a atender Roraima (com filial em Boa Vista), Bahia (Luis Eduardo Magalhães), Goiás (Rio Verde), Mato Grosso, Rondônia e Rio Grande do Sul (Santa Maria, Pelotas e Cruz Alta). Já são mais de 800 clientes no país, que produzem numa área de 1 milhão de hectares.
A empresa, que é focada em mapeamento de fertilidade do solo, produz mapas (foto acima) mostrando as áreas da lavoura que precisam de mais adubos para racionalizar o uso de insumos. Com isso, consegue gerar aumentos de produtividade de 10% a 40% na soja e no milho.
Quatro meses depois, nova passarela é colocada na Vila Brenner
Segundo o presidente da Drakkar, Alan Acosta, engenheiro agrônomo formado na UFSM e doutor em Ciência do Solo, por meio de análises de solo, complementadas por mapas de colheita e de imagens aéreas, é possível orientar o produtor e obter ganhos graduais de produção.
Para dar conta de tantos clientes em diferentes Estados, a Drakkar tem hoje 70 funcionários, sendo 20 agrônomos (ao menos 10 com mestrado) e 15 técnicos agrícolas, além de tecnólogos e outros profissionais.