Para detectar os potenciais e os problemas que Santa Maria tem na área de turismo de eventos, o Santa Maria Convention & Visitors Bureau (Santa Maria CVB) fez uma pesquisa com 7% dos participantes de um evento nacional que foi realizado no início deste mês na cidade.
Foram 690 visitantes, de vários Estados e até do Exterior, que estiveram por cinco dias em Santa Maria, no 55º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (Sober). Além de medir a qualidade dos serviços oferecidos pelo setor turístico, a pesquisa projetou que, durante o evento, foram gastos cerca de R$ 550 mil em Santa Maria, além de R$ 164 mil com a organização do evento.
Começa venda online de ingressos para o cinema
A pesquisa chegou a essa projeção a partir da constatação de que cada turista gastou R$ 160 por dia, em média, com alimentação, compras, táxi e entretenimento.
O evento foi apoiado pelo Santa Maria CVB e pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação. A equipe do CVB auxiliou a organização do congresso com a indicação de fornecedores e nas negociações com o poder público, com a empresa responsável pelo serviço de transfer, com as cooperativas e associações de taxistas e, por meio da Associação dos Hotéis, Restaurantes e Agências de Viagens (AHTurr), com hotéis e restaurantes.
Para o presidente do CVB, José Dimpério, a avaliação do evento é altamente positiva:
– Os hotéis tiveram boa ocupação, superior ao que é normal em dias de semana. Esse tipo de evento é o pulmão da economia de Santa Maria, considerando o trade de eventos e turismo. Não tem outra forma de alavancar esse setor, se não for pela atração de eventos.
Taxistas de Santa Maria podem concorrer a vagas no ponto do novo shopping
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação Ewerton Falk, o evento confirma o que ele considera uma vocação natural da cidade, que já tem estrutura para receber encontros desse porte:
– Desde que assumimos a pasta, tomamos como propósito trabalhar o desenvolvimento do município também através da atração e promoção de eventos.
