Qualidade da granja à mesa

Estância da Figueira se firma como fornecedor regional de hortifrutigranjeiros

Juliana Gelatti

"

O conhecimento da gestão de supermercados deu a Paulino Stangherlin o conhecimento e a experiência necessários para que, hoje, a Estância da Figueira alcance os bons resultados que está conquistando. Uma das lições aprendidas foi que um bom supermercado precisa, entre outros fatores, de um bom setor de hortifrúti. Ao buscar essa qualidade para a então rede Dois Irmãos (vendida ao Peruzzo) que ele se tornou produtor rural e criou a Estância da Figueira:
- Eu sempre tive a convicção que um bom supermercado tem que ter três coisas fortes: hortifrúti, açougue e padaria. E para o hortifrúti estávamos tendo um custo alto para buscar os produtos na Ceasa de Porto Alegre, e eles acabavam vindo com uma qualidade não tão boa, depois de tantas horas no caminhão - conta Stangherlin.

Assim, ele começou a construir estufas e plantar pomares nos 62 hectares da propriedade em Pains. Desde o começo, a produção incluía hortaliças, temperos, frutas e mandioca, que era descascada e congelada. O manejo, a estrutura das estufas e a quantidade é que foram evoluindo com o tempo. As diferentes variedades de laranja cultivadas, por exemplo, permitem que haja colheita de abril a janeiro.
- A última inovação foi a laranja cara cara, com essa polpa vermelha. Ela tem mais licopeno (nutriente com propriedades anticancerígenas) do que o tomate, mas o pessoal ainda não conhece  - diz.

Demanda reprimida impulsiona mercado

A gestora de projetos do Sebrae Lidiane de Lima Soldatti, que atua no setorial de agronegócios, diz que a demanda de frutas e hortaliças na cidade é muito maior do que a produção, segundo dados da Agência de Desenvolvimento de Santa Maria:
- A relação produção versus consumo resulta em um déficit de 12 mil toneladas por ano de frutas e 57 mil toneladas por ano de hortigranjeiros. Esse grande potencial de consumo pode refletir uma oportunidade de mercado - afirma a gestora.

Essa demanda tinha sido sentida na pele por Stangherlin, em 2004. Depois da venda dos mercados em 2010, ele percebeu que a procura é maior do que ele imaginava, e cresceu a venda para grandes e pequenos mercados da cidade e da Metade Sul.

Novo polo de hortifrúti

Antes de abrir a própria granja, o empresário Paulino Stangherlin abastecia as gôndolas dos supermercados Dois Irmãos com produtos comprados em Porto Alegre, mas que vinham da Serra Gaúcha, Santa Catarina e até de São Paulo. Agora, com a Estância, que emprega 45 funcionários, veio a consolidação como fornecedor de mais de 50 estabelecimentos em sete municípios, que fortalece a granja como um polo de hortifrúti na metade sul do Estado.
- Quando pensei em expandir o mercado para fora de Santa Maria, cogitei levar os produtos para Porto Alegre, mas não conseguiria aumentar a produção até esse ponto. Então nos surpreendemos com o potencial de Bagé e Caçapava do Sul, para onde já vendemos há dois anos. Dois meses atrás, chegamos a Dom Pedrito, São Gabriel, Rosário do Sul e Alegrete - conta Stangherlin.

Conforme o empresário, os cinco caminhões próprios que saem da estância todos os dias, para abastecer Santa Maria, e três vezes por semana, para ir às outras cidades, alimentam 56 estabelecimentos. Para garantir o abastecimento, a propriedade tem recursos que mantêm a produção constante, independentemente das condições do tempo e da época do ano:
- As hortaliças e temperos são cultivados nas bancadas de hidroponia dentro das estufas, sem acesso a insetos e sem a necessidade de agrotóxicos. E as frutas também têm um sistema de irrigação, que é acionado quando necessário. Assim, há épocas em que somente nós conseguimos colher alface - complementa o filho de Stangherlin, Fabiano, que também atua no negócio.

A empresa
ESTÂNCIA DA FIGUEIRA
- O que faz - Produz hortaliças, frutas e temperos para fornecer a supermercados
- Em que inova - É a única granja desse porte na região, cultiv"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Prefeitura anuncia residencial com 350 casas em Santa Maria

Próximo

Distrito Industrial de Santa Maria vai receber investimento

Economia