Economia

Empresas santa-marienses apostam em franquias para expansão

Diogo Brondani

Fotos: Charles Guerra (Diário)/ O empresário Maico Palharini, dono da Espetiño, abrirá franquia dos espetinhos em janeiro

Franquia é uma estratégia utilizada em administração visando à expansão de uma marca ou empresa. Ocorre a venda da licença na qual o franqueador (dono do negócio) cede ao franqueado (pessoa autorizada a explorá-lo) o direito de uso da sua marca, patente, infraestrutura, e o direito de distribuição exclusiva ou semiexclusiva de produtos ou serviços. Muitos empresários trazem marcas conhecidas mundialmente para a cidade e região visando ampliar a oferta de produtos e obter lucros. Em Santa Maria, há exemplos como Subway, Burguer King, O Boticário, Cacau Show, Wizard, entre outros. 

No entanto, alguns empreendedores de Santa Maria estão apostando no caminho inverso. De que forma? Franqueando as suas empresas. É o caso de Maico Palharini, 38 anos, proprietário do Espetiño Churrasquinho dos Pampas, e de Marçal Paim da Rocha, 38, dono da Químea. Ambos integram o Programa Franquia RS, do Sebrae, e estão a expandir suas marcas como franquia após finalização da segunda etapa da capacitação durante todo o ano de 2017.

Para Maico Palharini (foto ao lado), que administra o Espetiño junto da esposa Quênia Hoffmann, é preciso ter conhecimento para arriscar.

- Estudo franchising desde a faculdade porque é um mercado competitivo e que tem muito a crescer. Inclusive já fiz alguns cursos da ABF (Associação Brasileira de Franchising) por conta própria já pensando em uma futura expansão da minha empresa. O programa do Sebrae me trouxe amparo e segurança para que isso possa ocorrer. O melhor disso tudo é que a gente percebe que está tendo uma mudança de cultura quanto ao medo de arriscar. Agora, os jovens empresários estão arriscando mais. E isso é muito bacana, porque está se criando a cultura empreendedora e leva o nome da cidade para fora - avalia Palharini.

Santa Maria é o 316º PIB per capita do Estado  

A primeira franquia da sua marca deve ser aberta na segunda quinzena de janeiro no bairro Camobi. Segundo ele, já há procura por parte de investidores de outras regiões do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina em apostar na sua marca.

PARA ALÉM DO RS

No caso do empresário Marçal Rocha, o seu negócio nasceu de um trabalho acadêmico voltado à preservação do meio ambiente, que passou pela incubadora da UFSM até se transformar em empresa. Durante 2017, o segundo ano de capacitação junto ao programa do Sebrae, já abriu sete franquias da Químea.

- A minha empresa é mais do que um negócio. Ela tem uma causa com o meio ambiente. Foi então que percebi a possibilidade de franqueá-la para poder ampliar a sua área de atuação. E levei um susto. Foram sete novas franquias durante o ano de 2017. A participação nesse programa está sendo fundamental. Tivemos cursos e consultoria no primeiro ano. Já este ano foi de trabalho mais profundo, com a interação junto a franchises disponibilizados pelo Sebrae - conta Rocha.

Para 2018, o empresário espera que a Químea alcance a marca de 12 novas franquias fora do Estado. A empresa atua na orientação ambiental, qualidade e uso racional de água (tratamento, análise), ecocontrole de praga, entre outros serviços a clientes de diferentes áreas de atuação.

Prazo para o saque do abono salarial termina nesta semana

O gerente da unidade regional Centro do Estado do Sebrae, André Blós, elogia a atitude empreendedora dos empresários.

- Participar deste programa é ter a capacidade de enxergar além das fronteiras. E por eles acreditarem nos seus negócios, estão no nível de confiar o que fazem à expansão. Não é qualquer um que tem esse desprendimento. A franquia é uma alternativa de mercado. E isso que estamos fazendo é novo. Antes, a gente levava investidores ao encontro das grandes empresas para que pudessem negociar a compra de uma franquia. Mas pensamos em inverter e aí está o resultado - avalia o gerente.

Já há outras empresas santa-marienses interessadas em franquear suas marcas. Algumas, inclusive, já estão na primeira fase do programa Franquia RS.

Fase 1 -  Análise de Franqueabilidade 

  • Cia das Diaristas
  • Davant Odontologia e Implantes
  • Elevare Assessoria Contábil 
  • Porto Sushi
  • Redomus
  • Secutisystem 
  • Tarbush 

Fase 2 - Estruturação de Franquias 

  •  Espetiño
  •  Químea

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Lei traz novas regras para venda de produtos pela internet

Devedores que não pagarem suas dívidas em 2 meses serão mandados para o SCPC Próximo

Devedores que não pagarem suas dívidas em 2 meses serão mandados para o SCPC

Economia