Depois da queda brusca na arrecadação do ICMS em 2016, Santa Maria e região estão tendo uma boa recuperação este ano. A cidade acumula uma alta real de 11% no ICMS arrecadado pelo Estado de janeiro a setembro, enquanto a região cresceu 9,6%, e o Estado, 6,8%.
Para precisar quais setores e quais fatores influenciaram nesse resultado, seria preciso uma análise complexa dos dados, por setores, mas essas são informações a que não temos acesso. Porém, a partir de dados solicitados à Receita Estadual pelo colunista do Diário, Deni Zolin, a arrecadação geral na cidade, região e Estado, é possível ter alguns indicativos da recuperação do consumo – afinal, o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços acaba sendo um medidor indireto do consumo.
O emplacamento de automóveis novos está 8% maior este ano na cidade em relação aos primeiros nove meses de 2016. Essa retomada nas vendas de carros zero km, que têm valor expressivo de impostos, pode ter contribuído para esse aumento da arrecadação. Apesar de alguns setores ainda não estarem tão otimistas com as vendas, é um bom sinal que esteja crescendo o valor arrecadado de ICMS.