Combustíveis devem ter novo aumento de preços no Rio Grande do Sul. A elevação chegará para o consumidor já na próxima semana, conforme a colunista Giane Guerra, da Rádio Gaúcha. O aumento na bomba deve ser, em média, de R$ 0,10 no litro da gasolina e de R$ 0,03 para o diesel.
Confira a última pesquisa de preços da gasolina e do etanol em Santa Maria
A causa apontada para o aumento é o novo cálculo para o ICMS do produto no Estado, que foi informado pela Receita Estadual às distribuidoras, que já estão comunicando os postos de todo o Estado. A partir da próxima segunda-feira, começa a valer um aumento de cinco pontos percentuais na margem de valor agregado da distribuidora.
O tributo é cobrado da distribuidora, sendo repassado para os comerciantes e, deles, para o consumidor. Esse cálculo é feito com base em uma projeção do valor final do produto, levando em conta as notas fiscais de venda nos postos.
Segundo a Receita Estadual, o cálculo será o mesmo que era aplicado em setembro do ano passado. Naquele mês, houve redução na alíquota, porque a mesma pesquisa com as notas eletrônicas emitidas por postos tinha apontado redução de preço da gasolina e do diesel.
Como, agora, o valor do combustível está mais caro, esse cálculo precisou ser refeito.
"