Inovação

Chip criado na UFSM é reconhecido como o primeiro com tecnologia nacional

A equipe da Santa Maria Design House está festejando a divulgação da portaria do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC), que reconheceu o microcontrolador ZR16S08 (foto ao lado) como Produto Nacional.

Segundo a UFSM, este é o primeiro microcontrolador (chip) brasileiro com design e arquitetura proprietária, fato considerado uma grande conquista na área da microeletrônica brasileira. O chip pode ser usado para as mais diversas aplicações devido a sua grande versatilidade e facilidade de programação. Deve ser usado por fábricas de luminárias de LED, pois é usado para o controle das lâmpadas.

Corpo carbonizado é encontrado dentro de carro

Por ter esse selo nacional, o chip permitirá que indústrias de luminárias de LED que usem esse microcontrolador possam obter financiamentos a juros mais baixos junto ao BNDES. Por isso, a tendência é que fabricantes se interessem por contratar a tecnologia criada na UFSM - será um avanço para fortalecer a tecnologia nacional, já que não será mais preciso usar chips importados para fabricar essas luminárias.

O ZR16S08 foi desenvolvido pela Santa Maria Design House (SMDH), ligada à Fatec e ao Grupo de Microeletrônica da UFSM (GMicro), a Chipus Microeletrônica S.A. e a C&P Projetos Eletrônicos LTDA.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Cyrilla dá mais um passo rumo à reabertura Anterior

Cyrilla dá mais um passo rumo à reabertura

Pesquisa registra freada no fechamento de lojas no Estado e no país Próximo

Pesquisa registra freada no fechamento de lojas no Estado e no país

Economia