Comércio

CDL vai apresentar proposta para enfrentar a crise em Santa Maria

Ticiana Fontana

"Cada divulgação de novos dados deixa o varejo de cabelo em pé. Nesta quarta-feira  saiu o resultado do IBGE em relação às vendas no varejo de novembro, que registraram o pior resultado em 12 anos. Na comparação com o mesmo mês de 2014, o recuo foi de 7,8%, o maior desde março de 2003.

Fazendo um corte local, os últimos dados, do termômetro de vendas da Câmara de Dirigentes Legistas de Santa Maria (CDL), revelam números negativos de -8,2% no setor de vestuário e de - 13,8 em eletrodomésticos e móveis. Porém, o varejo local ainda tem desempenhos melhores do que o nacional. No país, a queda na comercialização de móveis e eletrodomésticos é de -14,7%, enquanto que no vestuário o recuo é de 15,6%.

Estudo mostra que o solo de Santa Maria é fértil para pelo menos 16 culturas

Como reverter esse quadro? Sendo realista, é torcer pela melhora da economia como um todo e fazer a lição de casa, tendo uma gestão cada vez mais eficiente. Ou seja, o empresário precisa ter o controle dos custos na mão, reavaliar despesas, receitas e investimentos.

Uma das propostas da CDL para enfrentar o cenário de crise deste ano, que será apresentada à categoria é a criação da Rede Soma. A ideia surgiu do projeto Soma, realizado no ano passado, que propôs a abertura das lojas do Centro um domingo ao mês.
– A ideia é que os pequenos juntos são mais fortes. Estamos formulando e vendo outras experiências. Mas a rede teria um cartão de fidelidade, trabalharia promoções em conjunto, entre outras ações – afirmou a presidente da CDL, Ewerton Falk. "

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Licitação para regularizar área da Nova Santa Marta será publicada em até 15 dias

Próximo

Estudo mostra que o solo de Santa Maria é fértil para pelo menos 16 culturas

Economia