Para não abalar a relação

Casais revelam por que brigam por dinheiro em época de crise

Mariana Fontana

"

Que uma família não vive em um mar de rosas, quase ninguém discorda. As mais variadas pendências dificultam a convivência. Um desses entraves na relação do casal pode ser provocado pelo dinheiro, pela forma de gastá-lo ou pela falta dele. Imagine em época de crise financeira?

Dólar fecha em R$ 3,34, menor valor em 11 meses

Especialistas dão dicas e orientam os casais a entender melhor o próprio orçamento, apostar no diálogo e no planejamento para evitar que a crise financeira atrapalhe o seu relacionamento.

Reitor da UFSM vai a Brasília tratar sobre corte de verbas 

Conforme uma pesquisa realizada pelo SPC Brasil, o dinheiro aparece no topo do ranking dos motivos de brigas de casais. Conforme o levantamento, a forma de gastar o dinheiro aparece na primeira posição e corresponde a 37,5% das brigas. Já a falta do recurso está em segundo lugar, com 31,5%.

Reforma da previdência poderá ser aprovada em dois meses, afirma Meirelles

Nesta quinta-feira, o Diário conversou com 15 casais no Calçadão de Santa Maria. A maioria negou que brigue. Porém, entre os que assumiram, a forma de gastar é o que mais causa atrito.

O casal Marcio Pedroso, 40 anos e Marieli da Rosa, 22 trabalha junto e, segundo Pedroso, quando as contas ¿apertam¿, as discussões são mais recorrentes:

– Nos últimos tempos, a briga começa no início do mês e dura até conseguir quitar todas as dívidas. Sou mais tranquilo, quero ir pagando aos poucos. Ela é mais explosiva, quer resolver tudo na hora. Daí, acabamos brigando.

Já na residência da dona de casa Rosane Aronis, 46, o principal motivo das brigas é a forma de gastar dela e do marido. Entre os casais que afirmaram não enfrentar discussões financeiras, a maioria está unida há mais tempo.

– As coisas estão bem difíceis, Então,lá em casa, tudo é 100% discutível e planejado. Sentamos para conversar sobre tudo, nenhum sai agindo por conta própria – conta o motorista Henrique Xavier, 29, casado há oito anos.

Brigas por dinheiro

Foto: Mariana Fontana / Agência RBS

"Já brigamos bastante por conta do dinheiro, principalmente quando as contas apertam. Têm meses em que recebemos parcelado em que trabalhamos, daí, as contas vão atrasando. Eu sou mais tranquilo, quero ir pagando aos poucos, e ela é mais explosiva, quer resolver tudo na hora, daí, acabamos brigando". 
Marcio Pedroso, 40 anos, cozinheiro, e Marieli da Rosa, 22 anos, atendente

Foto: Mariana Fontana / Agência RBS

"A forma de gastar dos dois é motivo de briga. Se eu compro roupas, muitas vezes ele critica, porque depois diz que vai faltar em outras coisas. Mas, ele gasta com bebidas, daí ele se aperta e vem depender de mim. O meu dinheiro é para as despesas da casa, as minhas e dos filhos e o dele é para pagar algumas contas, e o resto é para ele. Já ficamos sem"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Mês de maio contabiliza corte de empregos em Santa Maria 

Próximo

Investigação apura desvios nos fundos de pensão da Petrobras e dos Correios

Economia