ônibus

Cadastro online ajuda a amenizar filas na hora de fazer o cartão de passagem para estudantes

Joyce Noronha

Foto: Renan Mattos (Diário)
Na quinta-feira à tarde, a ATU já registrava filas

As aulas da UFSM começam segunda-feira, e os estudantes têm uma série de preparativos antes do começo das atividades letivas. Fazer a carteirinha do ônibus é uma delas. Para pedi-la, os alunos devem ir até a Associação de Transportadores Urbanos (ATU) e levar os documentos exigidos. E, no começo de cada ano, as filas já se tornaram um cenário habitual.

Mas há uma forma de agilizar o processo e não amenizar o problema: o cadastro online. Para fazer a solicitação online é preciso acessar o site da ATU e clicar em um dos dois banners na parte superior sobre cadastro online. Também é possível acessar o portal do Sistema Integrado Municipal (SIM), e clicar em "Enviar documentos", no menu superior do site.

Esses dois sites encaminham o internauta para a mesma tela, em que é preciso dados como: nome completo, e-mail, telefone, número da identidade e anexar cópias de alguns documentos (veja abaixo). Ao finalizar o preenchimento do questionário, clique em "enviar".

Trânsito na Borges de Medeiros está em meia pista

O estudante deve aguardar 72 horas - três dias úteis - para ir até a sede da ATU (Avenida Rio Branco, 419, Centro) para fazer uma foto digital e pegar a carteirinha. É preciso levar os documentos originais dos que foram anexados com cópia no questionário online, apenas para conferência.

Tanto os estudantes que vão solicitar a primeira carteira de passagem como o aluno que já são cadastrados e querem renovar o cartão podem usar o cadastro online para agilizar o processo, conforme o gerente operacional do Sistema Integrado Municipal (SIM), Cristiano Andretta. A solicitação do cartão de passagem de estudante só pode ser feita na sede da ATU no Centro. O expediente da ATU é de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 16h, sem fechar ao meio-dia.

NA FILA
O estudante de Engenharia Civil da UFSM, Denilson Bona Júnior, 20 anos, foi até a ATU na tarde de ontem para renovar a carteirinha. Ele conta que ficou 20 minutos na fila, mas diz que o atendimento em si foi rápido. Ao ser questionado por que não utilizou o processo online para pedir a renovação, a resposta foi com surpresa:

- Dava?

Depois de saber que é possível solicitar pelos portais do SIM e da ATU, o estudante afirma que nos anos seguintes vai utilizar a ferramenta virtual para fugir das filas.

CADASTRO ONLINE

Documentos que devem ser anexados

  • Requerimento de matrícula ou atestado de frequência
  • CPF
  • Identidade ou certidão de nascimento
  • Comprovante de endereço (água, luz ou telefone)
  • Identidade de mãe, pai ou responsável (em caso de menor de 16 anos)
  • Para finalizar, clique no botão "Enviar", em laranja, no final do questionário

IMPORTANTE
Antes de finalizar o processo, fique atento:

  • Caso o comprovante de endereço não esteja em nome do estudante, de seus pais ou responsáveis, deverá ser anexada cópia da identidade e declaração do proprietário ou locatário do imóvel com documento comprobatório (contrato de locação ou matrícula do registro do imóvel). 
  • Para novos cadastros, é obrigatório o envio de todos os documentos
  • Para estudantes já cadastrados, é necessário envio atestado de frequência, comprovante de matrícula e comprovante de residência
  • Ao responder o questionário e enviar os arquivos você deverá comparecer a sede da ATU após 72 horas, ou três dias úteis, com os documentos originais apenas para confirmação do cadastro

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Sindicato deve analisar hoje a proposta para abertura do comércio nos feriados Anterior

Sindicato deve analisar hoje a proposta para abertura do comércio nos feriados

Contribuição sindical deixa de ser descontada na folha de pagamento do trabalhador Próximo

Contribuição sindical deixa de ser descontada na folha de pagamento do trabalhador

Economia