Foto: Bruno de Vargas (Divulgação)
A proprietária de uma barbearia de Santa Maria resolveu inovar e aproveitou o espaço em frente à empresa para instalar uma geladeira para doação de alimentos para moradores de rua e pessoas pobres. É uma ideia bem legal. Segundo o auxiliar administrativo da Barbearia Reduto da Barba, Bruno de Vargas, a dona do estabelecimento, Aline Palma, teve a ideia depois que viu um projeto semelhante em Goiás. A geladeira fica ligada para manter os alimentos em boas condições, e qualquer pessoa pode ir lá e deixar comidas para as pessoas que precisam.
- Às vezes, a pessoa quer ajudar um morador de rua, mas não sabe onde encontrá-los para levar comida. Eu mesmo faço um trabalho pela igreja, às sextas-feiras, de levar comida, mas nem sempre a gente os encontra. Com a geladeira, fica fácil para quem quer ajudar e para quem precisa - diz Vargas.
Empréstimo consignado com FGTS é disponibilizado para trabalhadores privados
De acordo com ele, foram definidas algumas regras, que foram afixadas na porta da geladeira, justamente para garantir a qualidade dos alimentos e evitar problemas. Entre elas, é que fica proibido deixar bebidas alcoólicas, além de ovos, carnes ou peixes crus. Outra regra é que as comidas devem estar fechadas, com data de fabricação e dentro do prazo de validade. O objetivo é evitar que sejam colocados restos de comida, em que fica difícil saber por quanto tempo eles ainda estão em boas condições para consumo.
A Reduto da Barba fica na Avenida Presidente Vargas, quase esquina com a Barão. A geladeira ficará acessível ao público de terça a sexta, das 10h às 20h, e aos sábados, das 10h às 21h.