Tecnologia

Alunos da UFSM ganham prêmio com sistema de iluminação inteligente

Diogo Brondani

Um projeto de iluminação sustentável desenvolvido por alunos do curso de Engenharia de Controle e Automação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) busca reduzir o consumo de energia para manter a luminosidade em áreas abertas. É o Lunix, criado pelos estudantes Jader Stefanello, 22 anos, e Fernando Ferreira, 23, como atividade da disciplina Atitude Empreendedora. A ideia é um sistema voltado para locais como condomínios horizontais, estacionamentos e pátios de fábricas, e até a iluminação pública, onde há um controle automático de luz conforme a presença de pessoas ou a luminosidade própria do ambiente.

– A ideia inicial era criar um poste autossustentável, mas se tornaria com alto custo. Então aperfeiçoamos e chegamos a este sistema, que conta com lâmpadas de LED – conta Jader, salientando que a ideia foi desenvolvida em dois meses.

Imposto de Renda vai exigir CPF de dependente a partir de 8 anos de idade

Segundo o professor orientador do projeto, Hélio Leães Hey, o propósito da disciplina é que os alunos pensem fora da caixa.

– Este é um projeto que tem potencial. Nasceu com uma modelagem diferente, mas foi sendo modificado ao passar das etapas. Esses alunos são exemplo de que tem que sair da zona de conforto e ir além dos limites. Isso é empreender – diz Hélio.

Prefeitura quer cobrar ISSQN de mais serviços

Com pouco mais de dois meses, o projeto já é campeão. No início de novembro, entre 2.024 ideias inovadoras de todo o país, o projeto foi grande vencedor do prêmio Empreenda Santander 2k17 na categoria Universitário Empreendedor. E o melhor de tudo é que os meninos ganharam uma premiação de R$ 100 mil para investir no projeto.

– O mais incrível é que inscrevemos apenas sem confiança, só para ver como era participar. E, no fim, fomos escolhidos os melhores – conta Jader, que foi receber a premiação em São Paulo, junto de Fernando, do professor Hélio e do reitor Paulo Burmann.

O estudante e o professor também participarão de cursos de imersão, respectivamente, nas áreas de empreendedorismo e gestão, na Babson College, nos Estados Unidos.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Vereadores vão investigar obra parada da sede da Câmara

Próximo

Outubro foi um dos melhores meses na geração de empregos em Santa Maria

Economia