comércio na cidade

A partir de segunda, lojas poderão vender via telefone e internet

Diogo Brondani

data-filename="retriever" style="width: 100%;"> data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pedro Piegas (Diário)

Muitos lojistas de Santa Maria, de diferentes segmentos, deverão abrir as portas de seus estabelecimentos comerciais a partir da próxima segunda-feira. Assim como alguns shopping da cidade. No entanto, não será permitida a entrada do público. A medida vale apenas para compras online que possam ser entregues na casa do consumidor ou que ele mesmo faça a retirada no estabelecimento. O assunto foi ponto debatido em uma reunião entre a direção da Câmara de Dirigentes Lojistas de Santa Maria (CDLSM) e a prefeitura no início da tarde de sexta-feira.

Padre vai realizar benção de helicóptero em Nova Palma

Conforme a presidente da entidade, Marli Rigo, as lojas precisam voltar às suas atividades.

- Vamos seguir o decreto do Estado com portas fechadas. No entanto, muitos lojistas deverão retomar as atividades internas e a venda de produtos para que sejam entregues aos clientes ou retirados na porta das suas lojas. É uma medida paliativa de retornar a atuação de forma gradual e consciente visando, ao menos, reduzir as perdas. O prejuízo do setor já é irreversível - declara a presidente.

Santa Maria tem o primeiro paciente curado de coronavírus

Segundo ela, é preciso priorizar a saúde, mas, ao tempo, é necessário o maior cuidado para que a não geração de renda para quem depende do setor não implique em um caos social, o que seria catastrófico.

Conforme o secretário de município de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Ewerton Falk, a reunião serviu para esclarecer alguns pontos do decreto estadual.

- Faltou uma interpretação minuciosa do decreto Estadual. Ou seja, ele permite as atividades desde que respeitadas as normas de segurança e prevenção, sendo mais rígido para alguns tipos de estabelecimentos, como as lojas. Somos solidários ao risco e olhamos com otimismo devido às medidas de prevenção que temos adotado. O que falta é a conscientização das pessoas - diz o secretário.

RS recebe 40 mil testes rápidos para auxíliar diagnóstico da Covid-19

SHOPPINGS

Os shoppings de Santa Maria seguirão fechados, porque o decreto estadual não permite que recebam público externo. Só fica liberada a tele-entrega:

  • Monet Plaza Shopping _ Só o Hipermercado Big e Farmácia Via Exata seguem em funcionamento por serem serviços essenciais. Restaurantes seguem fechados e sem delivery, já que a direção entende que não haverá demanda suficiente para a reabertura. Algumas lojas estão operando com atendimento online, para auxiliar os clientes, como a Cacau Show, Nibs Cacau e Café, a Ortobom e a Mahall Tabacaria
  • . Royal Plaza Shopping _ Seguirá fechado, por recomendação do decreto do Estado, mas permitirá delivery. Alguns restaurantes e lojas ainda estavam avaliando se farão ou não tele-entrega
  • . Shopping Praça Nova Santa Maria _ Permanece fechado
  • . Santa Maria Shopping _ Permanece fechado, mas permite que lojistas façam tele-entrega. Empresários podem entrar das 10h30min às 14h30min para pegarem mercadorias em seus estoques e providenciar a entrega

PARECIA UM DIA "NORMAL"
Apesar da recomendação dos órgãos de saúde, de quem puder permanecer em casa e evitar aglomerações, cada dia as ruas do centro registram mais movimento de veículos e pedestres

Embora muitas lojas e estabelecimentos comerciais considerados como de serviços essenciais estejam atendendo de forma parcial, muitos deles registram filas e aglomerações. Principalmente em frente a casas lotéricas e instituições bancárias, a distância recomendada de dois metros entre cada pessoa não era respeitada. Na Avenida Rio Branco, longas filas com pessoas de todas as idades podiam ser vistas na tarde desta sexta-feira.

- Entendo que é preciso ficar em casa como forma de prevenção. Evito ao máximo sair de casa. Hoje precisei vir pagar algumas contas que não podem esperar - disse a auxiliar de escola infantil Paola Machado Panta, 19 anos, que estava acompanhada da mãe Cleidi Machado Panta, 50 anos.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Comércio: o que pode funcionar por tele-entrega ou take away

Próximo

Caixa vai lançar aplicativo para cadastro em renda emergencial na próxima terça-feira

Economia