Grande parte das operadoras de telefonia fixa, móvel, TV por assinatura e internet já apresenta no menu de atendimento via call center a opção para cancelar os serviços de forma automática, sem falar com atendentes. A reportagem fez o teste, na manhã desta terça-feira, e tentou cancelar serviços da TIM, Vivo, OI, Claro, NET, GVT e SKY.
A operadora Oi foi a única que não apresentou a opção para cancelamento automático, transferindo a ligação imediatamente para um atendente.
As operadoras NET, GVT, SKY, Claro e TIM apresentam as opções para cancelamento automático, mas parte delas ainda não dispolibilizou na internet o formulário exigido pelo regulamento, para facilitar o cancelamento de serviços. A Vivo alerta para possíveis problemas no atendimento, devido à complexidade do serviço.
As operadoras têm de 120 dias a 18 meses para a implantação das alterações previstas. Reclamações sobre o serviço devem ser encaminhadas para a Anatel e para Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça, que vão realizar conjuntamente o monitoramento nessa fase de implementação.
Confira as empresas que já se manifestaram por meio de nota:
TIM
(...)O trabalho para cumprimento das determinações da Anatel suscitou diversas mudanças relevantes em todos os processos das empresa, envolvendo uma equipe de diversos profissionais internos e fornecedores. Dessa forma, a TIM conseguiu entregar os ajustes necessários para cumprir as regras, mesmo contando com um prazo curto para realizar ações de alta complexidade, principalmente, nos sistemas de Tecnologia da Informação (..)
OI
(...)A Oi informa que está implementando as mudanças exigidas pelo novo regulamento aprovado pela Anatel, que entrou em vigor hoje. A companhia esclarece que alguns itens do regulamento têm prazo de até 24 meses para implantação dependendo de sua complexidade. Parte dessas novas regras exigem diversas mudanças nos sistemas operacionais da companhia, já que incluem todos os produtos e serviços e atendem a todos os perfis de consumidores. Os prazos concedidos pela Anatel, em alguns casos, são incompatíveis com a complexidade das alterações necessárias (...)
GVT
(...)A GVT vem trabalhando intensamente para cumprir até o dia 08/07 as regras previstas no Regulamento Geral dos Direitos do Consumidor de Serviços de Telecomunicações (RGC). Devido ao grande número de mudanças exigidas pelo regulamento e o curto prazo concedido para sua implementação, estão sendo realizadas várias adequações em todos os sistemas e rotinas de relacionamento com o cliente que serão acompanhadas de forma permanente para garantir conformidade com as novas regras da Anatel (...)