Comércio

'Espero que até 12 de março esteja tudo resolvido. Vai dar certo. Estou otimista', diz dono da Havan

Joyce Noronha e Deni Zolin

Foto: Renan Mattos (Diário)

Após uma reunião a portas fechadas, entre o dono das lojas Havan, Luciano Hang, e o presidente do Sindicato dos Comerciários de Santa Maria, Rogério Reis, o indicativo foi de que não há divergências e que a rede catarinense deverá se instalar na cidade.

- Por nós,  está tudo certo. Por nós, está fechado - disse Rogério Reis, ao sair da reunião.

Após abaixo-assinado, prefeitura de Santa Maria pede suspensão de alvará de distribuidora de bebida

Segundo ele, foi alinhavada uma proposta de definir exigências diferentes para lojistas que queiram abrir em 4 ou 5 feriados e para aqueles que desejam funcionar em todos os feriados do ano.

- Nós temos a responsabilidade de pensar também no pequeno lojista, empresa com dois ou três funcionários. Surgiu ideia de que se quiser abrir em todos feriados, é um x, quem fizer de outra forma, é y. Dentro do que foi discutido, agora essa proposta vai para o Sindilojas e precisará passar pelas assembleias - disse Reis.

Entre as exigências, uma possibilidade é definir um valor por feriado para os funcionários de lojas que abrirem em todos os feriados e outra quantia, menor, para trabalhadores de lojas que decidirem abrir em poucos feriados.

Após a reunião, Hang teve encontro com o Sindicato dos Lojistas (Sindilojas), e está dando entrevista coletiva, transmitida ao vivo pelo Facebook do Diário.

- Eu quero sim montar uma loja nos próximos meses em Santa Maria. Além de nós trazemos empregos, desenvolvimento e alegria, além de ajudar no desenvolvimento, nós vamos trazer abertura para a cidade, vamos ser uma mola propulsora para a cidade. Vamos trazer as pessoas da região para Santa Maria, que vão vir na Havan, mas vão também ir nos shoppings e nos mercados - disse Hang.

Curso Popular Alternativa abre 120 vagas gratuitas de preparação para o Enem

- Espero que até o dia 12 de março tudo isso esteja resolvido. Ouvi pela parte do Rogério toda a boa vontade, que por parte do sindicato dos comerciários, não há impeditivo para vir a Havan. Fiquei muito feliz com que ele falou. Se não ficar decidido até o dia 12, adeus, eu tenho 5,5 mil cidades para abrir loja no Brasil. Se até dia 12 não decidir, Santa Maria vai ficar para trás, pois viajo todo o Brasil e já vou decidir os lugares em que vou abrir lojas em 2020. Mas estou otimista, vai dar certo (a abertura em Santa Maria) - afirmou Hang.

Rogério Reis afirmou que é possível fazer um pré-acordo entre os dois sindicatos até 12 de março. Por lei, a oficialização só pode ocorrer a partir de abril, pois a data-base dos comerciários é 1º de abril.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Prazo para pagar o IPVA 2019 com desconto máximo termina nesta quinta Anterior

Prazo para pagar o IPVA 2019 com desconto máximo termina nesta quinta

Rede de farmácia oferta 12 vagas para Santa Maria e mais de 200 para o Estado Próximo

Rede de farmácia oferta 12 vagas para Santa Maria e mais de 200 para o Estado

Economia