Projeto de lei declara Cruz Alta como 'Capital da Irrigação'

Cruz Alta, conforme levantamento da Emater e do Censo Agropecuário do IBGE, tem aproximadamente 13.717 hectares irrigados. De acordo com a radiografia da agropecuária gaúcha, a cidade é considerada como a mais irrigada por pivô central do Estado e da região sul do país, sendo uma das pioneiras na implantação desses pivôs, tendo a oportunidade de sediar três encontros nacionais de irrigantes e o primeiro Tecnoshow de irrigação.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


Hoje, as áreas de agricultura irrigada do país correspondem a menos de 20% da área total cultivada e produzem mais de 40% dos alimentos, fibras e cultivos bioenergéticos, números que evidenciam a contribuição desse método para a segurança alimentar. Além disso, mostram aumento da produtividade por unidade de área e possibilidade de produção fora de época, o que contribui para reduzir a expansão da fronteira agrícola e abrir novas oportunidades de mercado.


Ainda como pontos positivos do sistema de irrigação, destacam-se a geração de empregos no campo, a criação de renda em pequenas propriedades e a diversificação da produção.


O projeto de lei foi apresentado nesta terça-feira (19), durante reunião da Comissão de Constituição e Justiça, presidida pelo deputado Frederico Antunes (PP). O PL 130/2023, de autoria do deputado Rafael Braga (MDB), que declara o município de Cruz Alta Capital da irrigação no Estado do Rio Grande do Sul teve como relatora a da deputada Delegada Nadine (PSDB), que deu parecer favorável a proposição por entender que a mesma não apresenta óbice de natureza legal, jurídica ou constitucional que impeçam sua regular tramitação. 


— Em ação conjunta com o polo de irrigação do noroeste gaúcho, o município está implementando uma política de investimento em áreas irrigadas, num trabalho com o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento e o próprio Governo do Estado — discriminou o deputado Rafael Braga no relatório.


*Com informações da ALRS.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Projeto de lei declara Cruz Alta como 'Capital da Irrigação' Anterior

Projeto de lei declara Cruz Alta como 'Capital da Irrigação'

Próximo

Preço da soja cai, mas produtores vivem clima de expectativa

Agronegócio