gafanhotos

Ministério da Agricultura declara estado de emergência por causa de nuvem de gafanhotos

18.398

Foto: Governo de Córdoba (Divulgação)
Santa Fé, Formosa e Chaco são as regiões mais atingidas na Argentina

Uma portaria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) declarou estado de emergência fitossanitária nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina devido à aproximação de uma nuvem de gafanhotos vinda da Argentina. A expectativa é que os insetos passem longe da Região Central do Estado e siga em direção ao Uruguai.

Campanha do Agasalho fará arrecadação de doações nos bairros neste sábado

O estado de emergência fitossanitária diz respeito a medidas sanitárias para preservação ou defesa da agricultura. A declaração veio por meio da Portaria nº 201. A intenção é implementar um plano de eliminação da praga e adotar medidas emergenciais. A portaria indica que o estado de emergência tem vigência de um ano.

Segundo a ministra Tereza Cristina, a medida vem antes de um possível estrago na agricultura. O objetivo é que isso permita ações dos governos estaduais em caso de perdas nas lavouras. Com a portaria, os dois estados podem orientar e colocar à disposição dos agricultores prontamente os métodos necessários para combater a praga, no caso de chegada ao país.

- Estamos monitorando, mas tudo indica que ela vai ficar mesmo no Uruguai por enquanto. Se o clima continuar favorecendo, ela nem chegará ao nosso território - explicou.

Queda na energia causa falta d'água em pelo menos 500 residências

De acordo com o Serviço Nacional de Sanidade e Qualidade Agroalimentar da Argentina (Senasa), a nuvem de gafanhotos, em movimento dentro do território argentino, está se dirigindo rumo ao sul daquele país, em direção ao Uruguai, conforme a previsão inicial. De acordo com os dados meteorológicos para a Região Sul do Brasil, previstos para os próximos dias, é pouco provável - até o presente momento - que a nuvem avance em território brasileiro.  

Depois da ventania, chuva chega e temperaturas começam a cair

Um grupo de trabalho do Departamento de Sanidade Vegetal e Insumos Agrícolas (DSV) da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) do Mapa permanece em situação de alerta e mobilização, em conjunto com as equipes técnicas das Superintendências Federais de Agricultura e dos órgãos estaduais de Defesa Agropecuária nos estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, assim como as unidades de vigilância agropecuária do Ministério localizadas na fronteira com o Rio Grande do Sul.  

O deslocamento da nuvem de gafanhotos pode ser acompanhado por meio de mapas atualizados pelas autoridades argentinas neste site. No mapa, nesta quinta, é possível ver a área vermelha, até a fronteira do Rio Grande do Sul com a Argentina.

*Com informações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

No comando do Incra do RS, sepeense promete ampliar número de títulos emitidos

Próximo

Não há confirmação de que nuvem de gafanhotos chegará a municípios da região

Agronegócio