Pedidos de sementes da Safrinha do Programa Troca-Troca podem ser feitos até 20 de setembro

Pedidos de sementes da Safrinha do Programa Troca-Troca podem ser feitos até 20 de setembro

Foto: Nathália Schneider (Diário/Arquivo)

Produtores rurais que têm interesse na Safrinha do Programa Troca-Troca de Sementes, podem aderir a etapa desde esta quarta-feira (4). Serão disponibilizadas 44 variedades de sementes de milho híbrido convencional, milho transgênico e sorgo.


​​​ ​+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


Conforme informações da Secretaria e Desenvolvimento Rural (SDR), os interessados devem procurar prefeituras, sindicatos, associações ou cooperativas até 20 de setembro. Cada agricultor poderá escolher as variedades que se adequem ao seu sistema de produção. A entrega dos pedidos será feita no final do mês de novembro. 


Na Etapa Safra 2024/2025, mais de 25 mil produtores buscaram o programa que, segundo a SDR, chega a 386 municípios em todo o Estado. Com 85.801 sacas de sementes de milho e sorgo adquiridas, o valor total da operação foi de R$ 37,8 milhões.


Em Santa Maria, conforme o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Delcinar Borin não há demanda da Safrinha aqui no município, portanto, os pedidos se concentram na Etapa Safra. Segundo ele, as solicitações foram feitas em maio. Ao todo 15 sacas de sementes de milho foram encomendadas e desde a última semana, quando a empresa realizou a entrega, o Sindicato iniciou a distribuição junto aos agricultores.


De acordo com o titular da SDR, Vilson Covatti, a Emater é parceira crucial no sucesso do programa, atuando diretamente no apoio técnico e na orientação dos agricultores durante todo o processo. 


- O Programa Troca-Troca de Sementes é fundamental para garantir o acesso a sementes de qualidade a preços acessíveis, fortalecendo a produção agrícola e a segurança alimentar das famílias rurais em todo o Estado -  afirmou.


Os escritórios municipais da Emater estão à disposição dos produtores e das entidades envolvidas para fornecer informações detalhadas sobre as variedades de sementes disponíveis, ajudando a selecionar as cultivares mais adequadas para as condições específicas de cada propriedade e de cada sistema de produção. Além disso, a Emater colabora na organização e no encaminhamento dos pedidos, garantindo que as sementes cheguem aos agricultores de forma eficiente e no prazo estipulado.  


- Essa parceria estreita entre a Secretaria de Desenvolvimento Rural e a Emater é fundamental para assegurar que os agricultores familiares tenham acesso a insumos de qualidade, contribuindo para o aumento da produtividade e a sustentabilidade do setor - completou Covatti.


A extensionista rural, chefe do escritório Municipal da Emater de Santa Maria, Isadora da Rocha informou que na unidade local, eles orientam os produtores rurais em relação a escolha na variedade, adubação, tratos culturais e manejo. Aqueles que precisarem dessas orientações técnicas, podem ir até o espaço, localizado na Av. Nossa Senhora Medianeira, nº 141, ou contatar pelo whatsapp (55) 9.9617-2747.  O horário de funcionamento do escritório é dadas 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min.

Como funciona o Troca-Troca de Sementes

Realizado pela SDR, o programa Troca-Troca de Sementes de Milho e Sorgo subsidia 28% do valor das sementes. Na Etapa Safra 2024/2025, o subsídio totalizou R$ 6.099.773,12 e disponibilizou 49 variedades de milho híbrido convencional, transgênico e sorgo, fornecidas por oito empresas. Isso permite que os agricultores escolham as sementes mais adequadas ao seu sistema de produção. 


A principal novidade nesta safra é o tamanho das sementes de milho, com peneira mínima 18, atendendo a uma demanda dos produtores. Além de facilitar o acesso a sementes de qualidade a preços reduzidos, o Troca-Troca de Sementes contribui para a segurança alimentar, o fortalecimento da agricultura familiar e a sustentabilidade do setor rural no Estado.


Confira o cronograma da etapa

Os pedidos de sementes para a safra devem ser feitos entre 4 e 20 de setembro. Os escritórios municipais da Emater estarão à disposição dos agricultores e das entidades para orientar sobre as cultivares mais adequadas para o plantio. Cada agricultor poderá solicitar até seis sacas de sementes de milho e/ou sorgo. Os prazos para pagamento serão os seguintes:

  • Parcela transgência: até 16 de dezembro de 2024
  • Parcela híbrida: até 20 de junho de 2025


Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail feaper@sdr.rs.gov.br, pelos telefones (51) 3288-6729 e (51) 98413-6715.


Leia mais

Pagamento do IPVA 2024 deve ser feito até sexta-feira para evitar inscrição em dívida ativa

Receita da Sorte de setembro terá prêmios especiais na Semana Farroupilha

Quarta terá chuva e sensação térmica mais baixa; fim de semana será de calor expressivo


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

POR

Claudiane Veber

claudiane.veber@diariosm.com.br

Pedidos de sementes da Safrinha do Programa Troca-Troca podem ser feitos até 20 de setembro Anterior

Pedidos de sementes da Safrinha do Programa Troca-Troca podem ser feitos até 20 de setembro

Produtores rurais gaúchos reivindicam ajuda ao setor em ato que reuniu cerca de 3 mil pessoas na Capital Próximo

Produtores rurais gaúchos reivindicam ajuda ao setor em ato que reuniu cerca de 3 mil pessoas na Capital

Agronegócio