Atletismo

VÍDEO: Atletas da UFSM querem uma vaga no Troféu Brasil

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Fabiano Marques (Especial)
Emanuel da Silva (a partir da esquerda), Maurício Moreira e Daniel Ortiz competem em busca de índices, em Osório, na sexta-feira 

Quatro competidores de Santa Maria, representantes da equipe de atletismo da UFSM, participam, na próxima sexta-feira, da Copa Osório de Atletismo. Nesta competição, promovida pela Federação de Atletismo do Estado do Rio Grande do Sul (FAERGS), será a última oportunidade para os atletas garantirem índice para a disputa do Troféu Brasil da modalidade, previsto para o começo de junho. O local ainda não foi confirmado devido à pandemia. Por enquanto, a tendência é que seja em Bragança Paulista-SP.

Maurício Moreira e Edenilson Saldanha entrarão na pista nos 100m, 200m e 400m rasos. Emanuel da Silva compete nos 100m e 200m. Já Daniel Ortiz irá correr os 1,5mil, 5mil e 10mil metros. O mesmo Daniel Ortiz já está classificado para os 3mil metros com obstáculos (leia matéria abaixo).

- O projeto de atletismo da UFSM e do Núcleo de Implementação da Excelência Esportiva e Manutenção da Saúde (NIEEMS) está em uma crescente. Mesmo com grandes prejuízos oriundos da pandemia, esperamos obter bons resultados em Osório e, quem sabe, mais índices para a maior competição de atletismo de clubes da América Latina. Além disso, a evolução individual dos atletas vem mostrando que estamos no caminho certo e, em pouco tempo, teremos atletas na equipe nacional - afirma Luiz Fernando Cuozzo Lemos, coordenador da equipe da UFSM.

Treinador cubano Lázaro Pereira Velázquez orientará atletas da UFSM

O atleta Maurício Moreira, 22 anos, sabe das dificuldades para quem participa das corridas de pouca distância.

- Os 100m e 200m são, geralmente, as provas mais disputadas. Os índices são os mais difíceis de serem alcançados, até pela exigência ser maior. Nós estamos preparados e queremos buscar todos os índices - comenta Moreira.

Também concorrente nos 100m e 200m, Emanuel da Silva revela que a expectativa é grande, pois a competição em Osório marca a chance derradeira para a classificação para um evento a nível nacional.

- Estamos trabalhando forte, seja de maneira remota (orientação online) ou presencial. O trabalho está sendo bem feito e vamos tentar alcançar os índices - avalia Silva.

Daniel Ortiz já está classificado para corrida com obstáculos

style="width: 100%;" data-filename="retriever">Foto: Fabiano Marques (Especial) 
Competidor de 19 anos confirmou vaga em provas realizadas na Sogipa, no mês passado

O competidor Daniel Ortiz, 19 anos, estará disputando, em Osório, as corridas de fundo, de 1,5mil, 5mil e 10mil metros. Mas, o atleta já tem presença garantida no Troféu Brasil de Atletismo nos 3 mil metros com obstáculos. Isso porque ele alcançou o índice no final de abril, em campeonato realizado na Sogipa, em Porto Alegre.

- Estávamos planejando conseguir os objetivos há muito tempo. Eu treino há mais de sete anos e estou muito feliz. Fiquei surpreso com o resultado. Agora, eu quero é me preparar para a maior competição de clubes de atletismo da América Latina - comemora Ortiz.

Leia mais sobre Esportes

Na reta final de preparação para a competição disputada em abril, Daniel Ortiz começou a contar com o auxílio do treinador cubano Lázaro Pereira Velázquez.

Mestre em Educação Física pela Universidade de Matanzas "Camilo Cienfuegos", o técnico possui experiência no atletismo e é considerado uma referência em provas de longa distância.

No Brasil, Lázaro Velázquez exerceu as funções de treinador e dirigente em diferentes equipes.

- Estamos trabalhando há cerca de oito semanas pela UFSM. Temos como principal intenção fomentar o atletismo desde as categorias de base. Queremos dar continuidade a um trabalho que já é muito bem executado pela UFSM - explica Velázquez.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Inter sai na frente, mas cede a virada para o Deportivo Táchira

Próximo

Inter enfrenta o Deportivo Táchira na Venezuela

Esportes