Federação Gaúcha de Futebol (Divulgação)
A assistente de arbitragem Maíra Mastella Moreira, 31 anos, foi selecionada para atuar na Copa do Mundo Feminina sub-17, que ocorrerá entre os dias 16 de outubro e 3 de novembro, na República Dominicana. Natural de Cruz Alta, ela vive o melhor momento da carreira e participará de uma competição da Fifa pela primeira vez, reforçando a posição de destaque que possui no atual cenário da arbitragem brasileira. Em sua companhia estarão a mineira Fernanda Antunes e a sul-matogrossense Daiane Muniz, além de outras 35 árbitras de todo o mundo.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Formada em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Maíra atua como assistente de arbitragem desde 2014. Desde então, passou por competições amadoras na região, por jogos da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), além de partidas do Campeonato Brasileiro e de confrontos sul-americanos. Em janeiro de 2024, passou a integrar o quadro de árbitros da Fifa e, no mundial, participará pela primeira vez de uma competição organizada pela entidade.
– Estou muito feliz pela minha carreira, mas também em poder representar todas as mulheres brasileiras e gaúchas. É um passo muito grande, pois é a minha primeira competição organizada pela Fifa, então se eu realizar um bom trabalho, posso entrar em outros processos de grandes competições – comentou Maíra, orgulhosa.
Ela conta que já sabia da convocação desde o dia 16 de agosto, mas precisou realizar novos testes físicos após o chamado para confirmar a participação. Nesse período, intensificou os treinos diários e seguiu desempenhando o trabalho como assistente de arbitragem no futebol brasileiro. No domingo (22), Maíra trabalhou na final do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino, que teve o Corinthians como campeão.
– É a realização de um sonho, que foi muito planejado. Estou feliz em poder alavancar a minha carreira internacional, que começou neste ano. É uma honra poder participar desta competição ao lado de um nível altíssimo de árbitras – destacou.
A Copa do Mundo Feminina Sub-17 ocorre a cada dois anos e conta com a participação de 16 seleções. O Brasil vai em busca do primeiro título e enfrentará Japão, Polônia e Zâmbia na primeira fase.