maior competição do mundo

Olimpíada de Tóquio começa oficialmente nesta sexta-feira

18.388

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Montagem de Rodrigo Nenê sobre fotos de Arquivo pessoal e IFJ (Divulgação)
Anderson Henriques, de Caçapava do Sul, e Maria Portela, de Júlio de Castilhos, radicada em Santa Maria, representam a região nas Olimpíadas

A abertura oficial dos Jogos Olímpicos será na sexta-feira, mas as competições começaram, verdadeiramente, nesta terça-feira à noite. A partida de softbol entre Austrália e Japão deu o pontapé inicial nas disputas que prosseguem até o dia 8 de agosto. A sede das Olimpíadas é Tóquio, embora uma série de esportes e eventos ocorram fora da capital japonesa, que tem o fuso-horário 12 horas a frente de Brasília.

VÍDEO: de Caçapava do Sul para as pistas de Tóquio: corredor é esperança de medalha

Nesta quarta-feira, às 5h da manhã, a seleção feminina enfrentaria a China, na abertura do futebol. Na quinta-feira, às 8h30min, o Brasil encara a Alemanha, no masculino. Os jogos terão 339 eventos divididos em 33 esportes (veja quadro completo, a seguir). Quatro modalidades serão estreantes: caratê, surfe, escalada e skate.

A delegação brasileira será a maior da história em Jogos Olímpicos. O Time Brasil contará com 303 atletas e 18 reservas que podem ser utilizados em modalidades específicas como futebol, handebol, atletismo, tênis de mesa e hipismo.

Maria Portela embarca para a Olimpíada

Nossos representantes

A judoca Maria Portela, no judô, e Anderson Henriques são os representantes da região nos Jogos Olímpicos de Tóquio. A Raçudinha dos Pampas, natural de Júlio de Castilhos e revelada em Santa Maria, estará em sua terceira Olimpíada. Ela competiu em Londres 2012, Rio 2016 e lutará na categoria peso médio até 70kg, e também por equipes. Ela é cabeça de chave, e a definição das adversárias ocorre amanhã. A primeira luta será no dia 28.

Já Henriques, nascido em Caçapava do Sul, entrará na pista de atletismo no revezamento 4x400 metros misto (dois homens e duas mulheres). É a primeira vez na história que a categoria mista integra os Jogos. A fase classificatória será realizada no dia 30. Se a equipe brasileira avançar, o caçapavano volta a correr dia 31.

Leia mais sobre Esportes

Todas as modalidades:

Atletismo
Badminton
Basquete
Basquete 3 x 3
Beisebol
Boxe
Canoagem velocidade
Canoagem slalow
Caratê
Ciclismo BMX
Ciclismo de pista
Ciclismo estrada
Ciclismo mountain bike
Escalada
Esgrima
Futebol
Ginástica artística
Ginástica de trampolim
Ginástica rítmica
Golfe
Handebol
Hipismo
Hóquei sobre a grama
Judô
Levantamento de peso
Maratona aquática
Nado artístico
Natação
Pentatlo moderno
Polo aquático
Remo
Rúgbi
Saltos ornamentais
Skate
Softbol
Surf
Taekwondo
Tênis
Tênis de mesa
Tiro com arco
Tiro esportivo
Triatlo
Vela
Vôlei
Vôlei de praia
Wrestling

Onde assistir:

Na televisão aberta, a exclusividade é da Rede Globo, que promete 12 horas de programação olímpica diária. Nos canais por assinatura, as disputas serão transmitidas nos quatro canais do SporTV e no BandSports. Como o fuso-horário do Japão é de 12 horas a mais com relação a Brasília, as reprises serão constantes ao longo da programação destas emissoras.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Seleção feminina estreia com goleada de 5 a 0 nos Jogos Olímpicos

Próximo

Inter-SM mantém a rotina de treinamentos na pré-temporada

Esportes