luto

Morre André Catimba, ex-atacante do Grêmio, aos 74 anos

Leonardo Catto

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Armênio Abascal Meireles (Arquivo do Museu do Grêmio/Divulgação)

Símbolo de uma conquista que encerrou um jejum de oito anos sem título para o Grêmio, o ex-atacante André Catimba morreu nesta quarta-feira. Carlos André Avelino de Lima, 74 anos, morava em Salvador, onde nasceu. A causa da morte ainda não foi informada.

'A injustiça torna a derrota ainda mais difícil', afirma primeira treinadora de Maria Portela

Em 1977, Catimba fez o gol que garantiu o 1 a 0 contra o Internacional na final do Gauchão. Na comemoração, uma tentativa sem sucesso de um salto mortal fez com que ele se lesionasse. A vitória, porém, encerrou o jejum tricolor.

Em 1979, também esteve no ataque campeão gaúcho, ao lado e Tarcido e Eder. Naquele ano, o atacante também deixou a marca na vitória de 3 a 0 sobre o Brasil de Pelotas. No mesmo campeonato, fez um gol de bicicleta contra o Esportivo. Até hoje, esse é considerado um dos lances mais bonitos da história do antigo Estágio Olímpico.

Além do Tricolor, Catimba defendeu o Vitória, de Salvador, adversário da última quarta-feira. Ele também passou por Guarani (SP), Ypiranga (BA), Galícia (BA), Pinheiros (PR), Náutico (PE), Comercial (SP), Fast Club (AM).

Fora do país, ele vestiu a camisa do Argentinos Juniors, da Argentina, ao lado de Diego Maradona. Foi o primeiro brasileiro a atuar com o ídolo argentino, quando Maradona tinha apenas 19 anos.

Em toda carreira, o atacante acumulou dois títulos gaúchos e um campeonato baiano, pelo Vitória.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Amistoso do Inter-SM é adiado para o sábado

Próximo

Oficinas de defesa pessoal para mulheres estão com inscrições abertas

Esportes