Frio intenso deve marcar os próximos dias em Santa Maria; semana ainda pode ter geada, vento norte e chuva

Frio intenso deve marcar os próximos dias em Santa Maria; semana ainda pode ter geada, vento norte e chuva

Foto: Vinicius Becker (Diário)

A semana começa com temperaturas baixas em Santa Maria e região. Nesta segunda-feira (15), a mínima registrada foi de 4°C, com presença de nevoeiro e nebulosidade baixa nas primeiras horas do dia. A tendência, segundo o meteorologista Daniel Caetano, é que essas condições diminuam ao longo da manhã, dando lugar ao sol, que deve aparecer com força no decorrer da tarde. A máxima prevista é de 13°C.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

O cenário de frio deve permanecer nos próximos dias, principalmente durante os amanheceres. A terça-feira (16) deve ser o dia mais gelado da semana, com previsão de mínima de 2°C e possibilidade de formação de geada, já que a atmosfera estará mais seca e com condições mais favoráveis.

— Hoje ainda temos uma atmosfera úmida, por isso tivemos a formação de nevoeiro e não de geada. Mas para terça, com um dia mais seco e temperatura mínima de 2°C, a condição facilita bastante a formação de geada — explicou Caetano.

Na terça-feira, o tempo segue firme, com predomínio de sol. Os termômetros devem variar entre 2°C e 16°C. Na quarta-feira (17), a condição permanece de tempo seco, mas com elevação gradual das temperaturas, que ficam entre 5°C e 19°C.


Temperaturas sobem a partir de quinta-feira

A partir de quinta-feira (18), o cenário começa a mudar na região. A mudança na direção dos ventos, que passam a soprar de norte, deve provocar aumento da temperatura e também da umidade.

Com isso, a nebulosidade volta a ganhar espaço e os termômetros ficam mais elevados, variando entre 8°C e 21°C.

— Até a quarta-feira nós prevemos temperaturas abaixo de 6°C ao amanhecer. Depois, dia após dia, a temperatura no período da tarde vai se elevando, chegando até mesmo aos 21°C na quinta-feira — afirmou o meteorologista.


Chuva retorna na sexta-feira com possibilidade de temporais isolados

A principal mudança no tempo está prevista para sexta-feira (19), quando uma nova frente fria deve avançar sobre a região e trazer chuva novamente para Santa Maria e municípios próximos.

Apesar de a previsão indicar volumes acumulados baixos até o momento, Caetano alerta para a possibilidade de temporais isolados.

Com a chegada da instabilidade, a variação de temperatura diminui. Na sexta-feira, os termômetros devem ficar entre 12°C e 15°C.

O fim de semana deve manter o tempo instável, com períodos de sol entre nuvens e temperaturas mais baixas. A previsão indica marcas entre 9°C e 15°C no sábado e no domingo.


Confira as mínimas e máximas para os próximos dias​​​​​

  • Segunda-feira (15): mínima de 3°C — máxima de 13°C
  • Terça-feira (16): mínima de 2°C — máxima de 16°C
  • Quarta-feira (17): mínima de 5°C — máxima de 19°C
  • Quinta-feira (18): mínima de 8°C — máxima de 21°
  • Sexta-feira (19): mínima de 12°C — máxima de 15°C
  • Sábado (20): mínima de 9°C — máxima de 15°C
  • Domingo (21): mínima de 11°C — máxima de 15°C

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Frio intenso deve marcar os próximos dias em Santa Maria; semana ainda pode ter geada, vento norte e chuva Anterior

Frio intenso deve marcar os próximos dias em Santa Maria; semana ainda pode ter geada, vento norte e chuva

Santa Maria Soldiers sai na frente em disputa pelo título gaúcho de futebol americano Próximo

Santa Maria Soldiers sai na frente em disputa pelo título gaúcho de futebol americano

Esportes