O Inter-SM está pronto para entrar em campo pela Divisão de Acesso 2024. Neste domingo (14), o time estreia contra o Pelotas, no Estádio Boca do Lobo. Ao longo de dois meses, o Diário apresentou quem são os nomes que trabalham diariamente para colocar o Alvirrubro de volta na elite do futebol gaúcho. Até agora você já conheceu a história do presidente, Pedro Della Pasqua, do gerente de futebol, Chiquinho, do técnico Daniel Franco e dos responsáveis pela comunicação do clube, Leandro Loreto e Renata Medina.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
Na quinta reportagem da série “Personagens da Baixada” apresentamos a esperança de gols da equipe na temporada: o centroavante Michel.
Ele escolheu estar aqui!
Após se destacar no Campeonato Gaúcho com cinco gols marcados pelo Guarany de Bagé, Michel, 34 anos, recebeu algumas propostas para defender outros clubes do país. Apesar disso, ele conta que escolheu voltar para o Estádio Presidente Vargas para defender as cores alvirrubras na Divisão de Acesso.
– Eu recebi propostas bem interessantes. Escolhi ficar pelo projeto proposto pelo Pedro Della Pasqua. Com minha relação de confiança com o presidente e com a diretoria, acredito que podemos elevar o nível do Inter-SM – ressalta o centroavante.
No ano passado, o artilheiro atuou na Baixada durante a reta final da Divisão de Acesso e da Copa FGF. Com a camisa alvirrubra ele anotou quatro gols em 12 jogos. A ideia de traçar objetivos a médio e longo prazo, além do acesso, são fatores que fizeram o jogador retornar à Baixada em 2024. Michel afirma que a ambição do projeto da diretoria está presente também entre os atletas e a comissão técnica.
– Tudo que nosso presidente está propondo e fazendo pelo clube passa pelo resultado dentro de campo. Nosso grupo está muito focado em conquistar o acesso. O projeto desperta alguns gatilhos em mim de ambicionar junto – afirma.
Com uma trajetória consolidada, Michel já passou por mais de 20 clubes de todo o Brasil ao longo da carreira. Ele conta que as propostas para o clube que foram apresentadas para ele são inéditas:
– Eu confesso que ainda não tinha ouvido uma ideia de projeto como a do Pedro em outros times do interior. A maioria das equipes querem subir e permanecer na primeira. E o presidente não, ele ambiciona subir, permanecer e avançar para torneios nacionais. Tudo isso montando uma estrutura de clube para, quando subir, não cair mais.
Artilheiro fora do campo
Quem assiste o Michel dentro das quatro linhas sabe como ele é: atacante matador, brigador e comprometido com o time. Fora de campo, o artilheiro conta que é uma pessoa que valoriza os momentos com a família.
– Sempre que tenho um descanso procuro estar em casa com as pessoas que me amam pelo que eu sou, e não só pelo que eu produzo. Amo um churrasco, não pode faltar lá em casa – brinca.
Mesmo em períodos de folga, o atacante mantém o profissionalismo para estar em forma durante a temporada.
– Geralmente tenho de 20 a 30 dias de descanso. Eu busco descansar com minha família para que durante o ano eu alcance minhas metas e objetivos profissionais.
Natural de São Gabriel, Michel é casado e tem dois filhos. O camisa 9 também conta que é uma pessoa guiado pela fé e espiritualidade.
– Um dos maiores segredos para me manter em alto nível é Deus e a minha fé. Eu procuro sempre estar presente na vida dos meus filhos e passar ensinamentos e raízes para eles – destaca.
Leia as outras reportagens de "Personagens da Baixada"
- "Eu desenvolvi a paixão pelo futebol vendo jogos memoráveis do Alvirrubro" conheça a história de Pedro Della Pasqua
- "Ao longo dos anos, as pessoas passaram a conhecer o Chiquinho ser humano. E me orgulho disso" conheça a história de Francisco Resende
- “Meu coração se encheu de alegria ao ser convidado para representar a cidade e o clube nesse momento importante”; conheça a história de Daniel Franco
Relações no clube
Com 17 anos de carreira, Michel afirma que tem poucos amigos no futebol. O gerente de futebol do Inter-SM é um deles. No ano passado os dois atuaram juntos quando o ex-atleta ainda vestia a camisa 10 alvirrubra.
– O Chiquinho é uma pessoa referencial para nós atletas. Além de ser um cara extremamente vitorioso esportivamente, ele é vitorioso na vida pessoal. É um ‘cara’ de conduta, sem manchas na sua carreira. Ele é um dos pilares para termos sucesso ao longo da temporada – ressalta.
Essa será a primeira temporada que Michel será comandado pelo treinador Daniel Franco. O centroavante afirma que o sucesso do técnico nas últimas edições da Divisão de Acesso eleva o patamar do clube.
– Estou conhecendo o ‘professor’ agora. Gostei muito da maneira que ele trabalha, da maneira que ele nos cobra. É o treinador mais vitorioso da Divisão de Acesso. Ele tem muito a nos agregar e nos ensinar.
Leão adormecido
Desde antes de desembarcar em Santa Maria no ano passado, Michel conta que via o Inter-SM como um “leão adormecido”. A metáfora se refere a história e ao potencial que o clube tem.
– Eu disse isso na minha primeira entrevista. A imagem que temos do Inter-SM com a Baixada lotada, com a torcida empurrando a equipe contra os adversários. Uma equipe grande do nosso interior – conta o atleta.
Michel ressalta que sua meta principal em 2024 é “despertar o felino”.
– Eu não tenho outro objetivo além do acesso. Cheguei aqui e não tem plano B. Vamos lutar e buscar esse acesso. A partir do momento que o leão acordar, se tornará uma potência aqui no Estado – finaliza o artilheiro.