zoom

Lançamentos da Feira do Livro, Bate-papo com Cristina Kahlo e Multiverso Expo

NOVIDADES LITERÁRIAS


No clima da Feira do Livro deste ano, que está acontecendo desde quinta, de forma virtual, destaque para um livro lindo, superbem produzido, ilustrado e escrito por Flamarion Trevisan, em homenagem ao seu pai, o artista Eduardo Trevisan. Conversei com Flamarion, que mora em Santa Catarina atualmente, e ele contou que a ideia de escrever Memória de Vida e Arte surgiu em 2015, quando ele veio a Santa Maria realizar uma exposição na Apusm.

"Senti forte lacuna na memória substantiva entre gerações. Percebi o distanciamento de momentos e mesmo pessoas fundamentais a Santa Maria. Como contribuição memorialista no plano da Arte, achei que deveria contar a história do meu pai e artista plástico Eduardo Trevisan e da nossa Fenonomia nesta área. É uma homenagem pelo seu Centenário, aos amantes da Arte e, principalmente, às nossas crianças".

O lançamento é dia 7, às 19h, no perfil do Facebook da PRE - UFSM. O livro será distribuído de forma gratuita. 

BATE-PAPO COM CRISTINA KAHLO



Ainda em 7 de outubro, às 16h, vai rolar a mesa de diálogo Família Kahlo - Berço de Artistas, com a fotógrafa mexicana Cristina Kahlo - sobrinha-neta de Frida Kahlo, com mediação do professor da UFSM Odailso Berté. Eles vão conversar a respeito da produção artísticas e influências da famosa família, sobre a exposição Tantas Fridas, com fotos de Cristina, e sobre o livro O abraço de amor de Kahlo, Estrada, Zenil e eu, resultado do pós-doutorado de Berté. A transmissão será pelo Google Meet (inscrições pelo e-mail [email protected]) e Facebook da Editora UFSM. Quem gosta e se interessa por arte e cultura mexicana vai curtir!

MILÍMETROS DE HISTÓRIA


Na noite do patrono, neste sábado, a partir das 18h, nas redes sociais da Feira do Livro e pela TV Diário, tem o lançamento de Milímetros da História, que constrói memórias sobre as produções cinematográficas pioneiras em 16mm em Santa Maria e analisa como esses filmes colaboraram para a história do cinema local. A jornalista e pesquisadora Marilice Daronco faz uso da história oral e de pesquisa documental para compreender como uma bitola amadora proporcionou a realização cinematográfica para muitos apaixonados por essa arte. O livro é resultado da dissertação do Mestrado em Comunicação da autora na Universidade Federal de Santa Maria. "Em síntese, é um livro que fala de uma tecnologia que fez pulsar o cinema amador na sua época, mas que mostra que foi a paixão dos realizadores que fez mover a engrenagem de câmeras e moviolas". A distribuição será gratuita e o livro pode ser retirado pelos interessados na Fundação Eny, Bozano 1129.

A PANDORGA DE YASMIM


Entre os lançamentos da festa literária, alguns, serão presenciais, mas, claro, mantendo o distanciamento, com uso de máscara e o uso de muito álcool gel. É o caso da tarde de autógrafos do livro infantojuvenil do professor Auri Antônio Sudati, intitulado A Pandorga Prateada de Yasmin, que será lançado na terça, na Livraria da Mente, a partir das 15 horas. A leitura recomendada para crianças de 8 a 10 anos, tem ilustrações do porto-alegrense Miguel Casttro. A história se passa durante um festival de pandorgas, em que Yasmin participa com amigas e passa por várias situações.

MULTIVERSO EXPO


Quem, assim como eu, ama os anos 1980, 1990 e 2000 e todo o universo kids e nerd relacionado ao passado, vai curtir a exposição que o Multiverso Geek está lançando a partir desta segunda, 5, e que segue por três semanas na área central do Royal Plaza Shopping. A Multiverso Expo - Heróis da Nostalgia vai reunir itens antigos do acervo de vários colecionadores da cidade. Vale a pena passar lá, conferir, tirar fotos e ser invadido por boas lembranças do passado.

ENQUANTO ISSO, TEM ENCENAÇÃO ONLINE SÁBADO


Neste sábado, 3, às 20h, tem a estreia do documentário performativo Hello, Édipo, produção da De Haro e Cia Veneno do Teatro, de São Paulo, mas, que tem dois santa-marienses, formados pela UFSM, brilhando no elenco, Elen Londero e Rafa Sieg. Hello, Édipo é uma incursão na genial tragédia Édipo Rei de Sófocles, onde o detetive é o próprio criminoso, vítima e fará também o papel de juiz. A transmissão é pelo facebook.com/elen.londero e youtube.com/ciavenenodoteatro. A classificação é livro e o espetáculo tem 45 minutos. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Candidatos

Próximo

Coworking, Feira do Livro e aquele bizu florido

LEIA MAIS