Foto: Júlia Urach (Divulgação)
O final do ano trouxe uma novidade muito importante para o grupo Teatro Por Que Não? e para o público de Santa Maria: um espetáculo novo, com um formato divertido que arranca risadas do público de todas as idades. O projeto realiza cinco apresentações gratuitas. Uma delas é nesta quarta-feira (17), às 20h, no Espaço Cultural Victorio Faccin. A classificação é livre.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Desorquestralha conta a história de três artistas: La Gatita (Juliet Castaldello), Deysequilibrista (Luiza de Rossi) e Maestrina Capuccina (Gabrieli Strücker), que tentam ensaiar um espetáculo, mas são constantemente interrompidas por outras demandas da vida cotidiana das mulheres, geralmente sobrecarregadas. Combinando humor, música e uma estética marcada pela instabilidade criativa, Desorquestralha apresenta ao público um olhar sensível e contemporâneo sobre os desafios e resistências presentes no fazer artístico hoje.
– A dramaturgia acompanha três artistas que tentam preparar seus números para um grande espetáculo, mas vêem suas ações constantemente interrompidas por demandas, sobrecargas e imprevistos. O que seria processo vira desvio; o que seria ordem vira invenção. Nesse constante desarranjo, o trabalho evidencia a criatividade que emerge justamente do que escapa ao planejado – comenta Juliet.
Atividades
- Quarta (17) – Sessão às 20h, aberta a comunidade, no Espaço Cultural Victorio Faccin, ingressos no site do espaço
- Quinta (18) – Sessão fechada para escola, no Espaço Cultural Victorio Faccin
- Endereço – Rua Duque de Caxias, 380, Bairro Rosário
Construção
Dirigido por Raquel Guerra, professora do Curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), o espetáculo conta ainda com a participação especial de Gabrieli, atriz e musicista que integra a criação com presença cênica e composição musical ao vivo.
As apresentações são financiadas pela Lei Aldir Blanc, através do Edital 002/2024 – Artes e Economia Criativa, da Secretaria de Cultura de Santa Maria. Além dessas ações, Desorquestralha terá duas apresentações adicionais neste mês, por meio do projeto “Teatro Por Que Não? Apresenta”, financiado pela LIC – Lei de Incentivo à Cultura do Município.
Leia mais:
- Orquestra da Ulbra apresenta A Era dos Festivais em Santa Maria
- Conheça a primeira mulher eleita presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro