teatro & literatura

Espaço Cultural Victorio Faccin recebe espetáculo "Dolores" e lançamento de livro de Felipe Martinez

Espaço Cultural Victorio Faccin recebe espetáculo

Fotos: Divulgação e Anderson Martins

Felipe Martinez é autor de "Três peças para dois" e também assina o texto e direção do renomado espetáculo "Dolores"

Nesta quinta-feira (8), a partir das 20h, o Espaço Cultural Victorio Faccin, na Rua Duque de Caxias, promove uma noite cultural. O local recebe o evento de lançamento do livro Três peças para dois, de Felipe Martinez, pela Praxila Editorações, e uma apresentação do espetáculo Dolores, ou aquilo que você vê, da Cia. Retalhos de Teatro.


Os ingressos, gratuitos, estão disponíveis no site do Teatro Por Que Não?. Os exemplares do livro estarão à venda pelo preço promocional de R$30. O evento tem financiamento da prefeitura e do Fundo Municipal de Cultura de Santa Maria e, no dia, também serão lançados um e-book e um audiolivro de Três peças para dois.

Natural de Porto Alegre, Felipe Martinez também é diretor, ator e dramaturgo, Bacharel em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). É um dos fundadores do grupo Teatro Por Que Não? e administrador do Espaço Cultural Victorio Faccin. Em 2013, foi homenageado com a Medalha do Mérito Teatral Edmundo Cardoso pela Câmara Municipal de Vereadores de Santa Maria. 

Três peças para dois é uma trilogia composta por obras escritas durante a pandemia da Covid-19, e que refletem situações comuns a esse período de isolamento, com suas angústias e dúvidas sobre o futuro. Com uma linguagem (quase) minimalista, as peças fazem referências ao teatro do absurdo, estilo que surgiu no período pós-Segunda Guerra Mundial e que, talvez, possa dialogar com o início do século 21. O livro convida a leitora e o leitor, assim como a espectadora e o espectador, a olharem para aquilo que não se vê, ressignificando perspectivas de vivência e de sobrevivência em meio ao adoecimento do mundo e às presenças tácitas da vida e da morte.


Helquer Paez e Cândice Lorenzoni em cenaFoto: Anderson Martins

Espetáculo

Entre alguns dos espetáculos já encenados com textos de Felipe Martinez, estão Say Hello Para o Futuro, Amores aos Montes, O Circo do Mundinho Feliz, Não Há Mar, Serena Procura um Planeta e o próprio Dolores, que também é dirigido por Felipe

Com duração de 60 minutos e classificação indicativa de 14 anos, Dolores ou aquilo que você vê conta com Cândice Lorenzoni e Helquer Paez no elenco, maquiagem de Aline Ribeiro, cenário e figurinos de Luciano Santos, iluminação de Rafael Jacinto e assistência de direção de Julio César Aranda.

A peça acompanha Dolores, que, todos os dias, senta em frente a uma janela e espera o tempo passar. Ela é uma senhora cega de oitenta anos e sua única companhia é Jerônimo, o filho do meio, com cinquenta anos passados. O silêncio, que não se vê, é o terceiro morador de uma casa acostumada com a violência confundida com o desatino. A partir de memórias materializadas em sonoras palavras, mãe e filho coexistem entre abrupta fúria e leveza, as quais somente os dois parecem compreender. 


Agende-se

  • O quê – Lançamento do livro Três peças para dois e apresentação do espetáculo Dolores ou aquilo que você vê
  • Quando – 8 de junho, às 20h 
  • Onde – Espaço Cultural Victorio Faccin, na Rua Duque de Caxias, 380, Bairro Nsa. Sra. do Rosário
  • Quanto – De graça
  • Ingressos –  Pelo site do Teatro Por Que Não?

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Com mais de 100 coreografias já confirmadas, inscrições para o 27º Santa Maria em Dança encerram em breve Anterior

Com mais de 100 coreografias já confirmadas, inscrições para o 27º Santa Maria em Dança encerram em breve

Ícone da Bossa Nova, Astrud Gilberto morre aos 83 anos Próximo

Ícone da Bossa Nova, Astrud Gilberto morre aos 83 anos

Cultura