Foto: Ronald Mendes
O advogada criminalista e escritor Daniel Tonetto lança nesta terça-feira (5) a obra A cor que nos separa. O evento ocorre na Associação dos Professores Universitários de Santa Maria (Apusm), na Avenida Dores, das 9h às 20h. A opção de drive-thru estará disponível pela tarde, das 13h às 17h. Segundo a organização, a cada livro comprado, dois quilos de alimentos não perecíveis devem ser doados. A obra está disponível em pré-venda exclusiva no site da Avec Editora.
Com escrita policial apurada, Tonetto tem conquistado diversos leitores com suas obras. Recentemente o autor lançou a ficção policial Dois Caminhos, em Salamanca, na Espanha, em março deste ano. No local, a obra se esgotou em apenas uma hora e meia de evento. A obra também foi lançada na Feira do Livro de Lisboa, em Portugal, em junho. Com o livro, o escritor foi adicionado em 2024 a plataforma 'Bookwire'. Ela é considerada a líder para a produção, distribuição e comercialização de e-books, audiolivros, podcasts e impressão sob demanda.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Durante participação no programa Bom Dia Cidade, da Rádio CDN (93.5 FM), na segunda-feira (5) Tonetto destacou que esta é sua obra mais trabalhosa e intensa. Escrita ao longo de 16 meses, a narrativa traz elementos de crime, julgamento e racismo.
— É o livro que mais me exigiu em termos de pesquisa. Ele traz um julgamento pelo tribunal do júri, mas com uma linguagem menos complexa, para que qualquer leitor, mesmo sem formação jurídica, possa acompanhar — explicou o autor.
A trama se passa na década de 1960 e parte de um crime motivado por racismo, refletindo as tensões sociais. Segundo Tonetto, a escolha do tema surgiu da percepção de que o racismo, embora muitas vezes velado no Brasil, ainda é uma barreira cultural.
— O racismo não prescreve, no Brasil, mas continuam cometendo. É preciso uma mudança cultural, não só jurídica — afirmou.
Para cada exemplar vendido, serão doados dois quilos de alimentos não perecíveis, um será doado pelo autor e outro pela própria Apusm.

Trajetória literária
Daniel Tonetto une sua vivência no Direito com a paixão pela escrita. O gosto pela literatura vem de infância, estimulado por sua mãe, formada em Filosofia, e pelo avô, que o levava para assistir a julgamentos do tribunal do júri.
— Sempre quis ser advogado, mas também sempre amei ler. Escrever é consequência de muito tempo de leitura. Não se corre uma maratona sem treino. E para escrever tem que ler muito — disse.
Entre as oito obras publicadas, o autor destaca que A Cor Que Nos Separa foi o livro que mais gostou de escrever:
— Conversei com vítimas, frequentei lugares, vivi cada detalhe dessa história. Acredito que esse é o livro que mais gostei – concluiu.
Obras
Tonetto assina outras obras além da lançada nesta terça: Crime em Família, Crime Família 2, Crime em Família 3, O Madre Tereza e Dois Caminhos. Veja abaixo detalhes sobre cada uma das obras mais conhecidas.
A trilogia Crime em Família (2018, 2019, 2020)
A primeira obra do autor foi lançada em outubro de 2018. Crime em Família: o crime narra um caso que aconteceu no sul do Brasil, e de que as consequências dele impactariam mais pessoas do que o acusado e sua família. Já a segunda obra, o autor discorre sobre o julgamento e desdobramentos da situação. Segundo a sinopse, "nem sempre a sentença dos tribunais é o que mais importa aos envolvidos, visto que por mais severa que possa parecer a quem deve cumprir, não conseguirá trazer justiça a todos". A última obra da trilogia, Crime em Família 3: o veredito, outro assassinato acontece e mais um mistério a ser desvendado pelo leitor.
O Madre Tereza (2021)
A obra descreve a trajetória de um grupo de jovens que, juntos, iniciam seus estudos num tradicional colégio, localizado numa pequena cidade do interior, o Madre Tereza. Com as mudanças da vida, os amigos se afastam e se reencontram de "formas surpreendentes". De acordo com a sinopse, o livro deve inspirar brilhantes carreiras jurídicas. A obra foi publicada em 2021.
Dois Caminhos (2024)
Publicado em 2024, a trama se passa em 1994, e em meio as comemorações do tetracampeonato mundial da seleção brasileira, um assassinato em Santa Maria acontece. Dois amigos de infância se cruzam, um deles como advogado e o outro como suspeito do crime.
A cor que nos separa (2025)
O livro propõe um mergulho sensível em um dos temas mais urgentes da sociedade brasileira: o racismo estrutural. Em A cor que nos separa, o autor apresenta uma narrativa ficcional marcada por histórias de exclusão, resistência e esperança, ambientada no interior do Rio Grande do Sul e atravessada por gerações de personagens que lutam por dignidade e igualdade. A obra está disponível em pré-venda exclusiva no site da Avec Editora.
Programe-se
- O quê — Lançamento do livro A Cor Que Nos Separa, de Daniel Tonetto
- Quando — terça-feira, 5 de agosto, das 9h às 20h (com drive-thru disponível das 13h às 17h)
- Onde — Associação dos Professores Universitários de Santa Maria (Apusm), Avenida Nossa Senhora das Dores, Santa Maria.